Notícias

A fúria dos vulcões vistos do espaço

A erupção de um vulcão é um perigo para quem está perto dele, mas as cinzas e gases expelidos causam transtornos que podem afetar o clima do planeta.

Redação ((o))eco ·
10 de junho de 2012 · 13 anos atrás

Vulcões são perigosos não só nas imediações da erupção. As cinzas vulcânicas são uma ameaça para os aviões, e nos últimos anos o tráfego aéreo mundial foi bastante afetado por erupções na Europa e na América do Sul. Grandes erupções também podem afetar a temperatura do planeta, quando cinzas e partículas de ácido sulfúrico obscurecem o sol e esfriam as camadas mais baixas da atmosfera. Por outrom lado elas também absorvem o calor irradiado pela Terra, aquecendo assim a estratosfera.

Nas fotos a seguir, divulgadas pelo Observatório da Terra da NASA, podemos ver fotos de vulcões em atividade ao redor do planeta.

 

Leia também

Notícias
8 de setembro de 2025

Queimadas caem nos biomas brasileiros em 2025, com exceção da Caatinga

Amazônia e Pantanal registraram queda expressiva no número de focos de calor. No Cerrado e Mata Atlântica, a redução é bem menor, mostra INPE

Salada Verde
8 de setembro de 2025

Casa das ONGs abre inscrições para atividades da sociedade civil na COP 30

Edital vai selecionar ações propostas pela sociedade civil para integrar a programação da Casa das ONGs na COP 30, em Belém do Pará

Salada Verde
5 de setembro de 2025

Festival Filmambiente encerra sua 14a edição nesta sexta-feira

Foram 47 filmes com temáticas socioambientais exibidos gratuitamente ao público. O documentário “Paraíso”, lançado em 2024 pela diretora carioca Ana Rieper, fechou a amostra

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.