Notícias

O gelo e a neve ao redor do planeta

Calotas polares, blocos de gelo continentais, montanhas glaciais, geleiras marítimas, lagos e rios gelados. Do espaço, a belezas de nossa Criosfera.

Redação ((o))eco ·
6 de maio de 2012 · 14 anos atrás

Os cientistas classificam a Terra em cinco esferas, sendo a quinta delas chamada de Criosfera. Ela é constituida por regiões da superfície do planeta permanentemente cobertas por neve e gelo pela parte do solo que contem gelo. A Criosfera cobre 10% da superfície terrestre, com enorme importância na regulação dos processos hídricos e atmosféricos. Na Criosfera, cerca de 2% de toda água da Terra está congelada, e a mesma representa 80 % de toda água doce do planeta.

Nas fotos a seguir, divulgadas pelo Observatório da Terra da NASA, podemos ver o espetáculo criado pelo gelo e pela neve quando vistos do espaço.

 

Leia também

Reportagens
1 de dezembro de 2025

Jovens que enfrentam conflitos territoriais na Amazônia sofrem de ecoansiedade, revela pesquisa

O desmatamento é percebido como o maior problema. A juventude também teme os impactos do garimpo e da crise climática. Apesar das incertezas, segundo o estudo, a esperança resiste

Colunas
1 de dezembro de 2025

Guardiões dos pirarucus

Como os Paumari recuperam os lagos e transformam a pesca do pirarucu em um modelo sustentável que protege o peixe e fortalece suas comunidades

Salada Verde
1 de dezembro de 2025

Despedida triunfal: palmeiras que florescem uma única vez dão show no Rio

Floração da palmeira-talipot ocorre apenas no final da sua vida, após 50 a 70 anos de espera, e pode ser vista no Jardim Botânico e no Aterro do Flamengo

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.