Notícias

Quando se olha do espaço, onde há fumaça, há fogo

Relâmpagos, queimadas, pontas de cigarro ou balões. Muitas são as causas dos incêndios florestais. Do espaço podemos ver todos.

Redação ((o))eco ·
27 de maio de 2012 · 13 anos atrás

A causa mais comum de incêndios varia dependendo de região para região. Nos Estados Unidos e no Canadá, por exemplo, os raios são a principal fonte de ignição. Em outras partes do mundo o envolvimento humano é um grande colaborador. No México, América Central, América do Sul, África, Sudeste da Ásia, Fiji e Nova Zelândia, os incêndios podem ser atribuídos a atividades humanas como a pecuária, agricultura. O descuido humano é uma das principais causas de incêndios florestais na China e na bacia do Mediterrâneo. O único continente do planeta imune a incêndios florestais é a Antártida.

Nas fotos a seguir, divulgadas pelo Observatório da Terra da NASA, podemos ver fotos de incêndios florestais ao redor do planeta.

 

Leia também

Salada Verde
31 de outubro de 2025

Manifesto pede revogação de decreto que adia georreferenciamento de imóveis rurais

Entidades e profissionais afirmam que suspensão até 2029 para propriedades de todos os tamanhos representa retrocesso na governança fundiária e ameaça a segurança jurídica no campo

Reportagens
31 de outubro de 2025

Brasil espera que cúpula de líderes dê o tom das negociações na COP30

Políticos estaduais querem que biomas não florestais tenham mais presença nas negociações e decisões da conferência

Reportagens
31 de outubro de 2025

Novo paradigma energético exige flexibilidade e armazenamento no Brasil, diz pesquisador da USP

Em conversa com ((o))eco, Roberto Rockmann destaca importância do Brasil desenvolver flexibilidade de operação para equilibrar demandas futuras entre diferentes fontes de energia

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.