Notícias

Tatu-bola-da-caatinga será o mascote da Copa brasileira

Foi escalado para o torneio de seleções mundiais devido a habilidade de se enrolar e assumir um formato de bola quando se sente ameaçado.

Redação ((o))eco ·
11 de setembro de 2012 · 13 anos atrás
A FIFA acaba de divulgar a símbolo oficial da Copa do Mundo de 2014, a ser realizada no Brasil. Trata-se do Tatu-bola-da-caatinga (Tolypeutes tricinctus). Este simpático tatu é particular de áreas de Cerrado e Caatinga no nordeste do Brasil.

A característica que o levou a ser escalado para a Copa é a habilidade de, ameaçado, se enrolar e assumir um formato de bola. Funciona contra predadores naturais, mas não impediu que caçadores e a destruição de seu habitat o dizimassem. Ele chegou a ser considerado extinto, até que foi redescoberto na década de 1990.

Pesa por volta de 1,5 kg e mede 40 centímetros. Gosta de se alimentar de formigas e cupins, que encontra através de um faro apurado. Quando detecta seu lanche, cava o chão e avança buraco adentro com o nariz. Usando a língua comprida e pegajosa captura e come qualquer inseto que encontrar pela frente.

 

 
 

Leia também

Análises
28 de agosto de 2025

Redes sociais, Algoritmos P e Algoritmo TAS: Adultização de crianças e escravidão de animais

Conteúdos de animais silvestres em contato com humanos ou em ambientes antropogênicos permitem a camuflagem de uma rede criminosa de tráfico, exploração e crueldade

Salada Verde
28 de agosto de 2025

Desmate nos trópicos já mata 28 mil pessoas ao ano por calor

Estudo analisou a subida da temperatura e as perdas humanas provocadas por duas décadas de destruição dessas florestas

Reportagens
28 de agosto de 2025

STF realiza audiência sobre ação que responsabiliza governo paulista por queimadas de 2024

Ação pode abrir precedente para que entes federativos respondam juridicamente por crises ambientais e pela omissão no combate às mudanças climáticas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.