Salada Verde

As pequenas vítimas

Empurrados pelo agronegócio, produtores familiares também são vítimas do desrespeito ao meio ambiente. Reforma legislativa não pode esquecer das funções ambientais das propriedades.

Salada Verde ·
3 de dezembro de 2009 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Empurrados pelo grande agronegócio para zonas produtivas marginais, os pequenos produtores costumam ser as primeiras vítimas de enchentes e deslizamentos de terras, como os ocorridos em novembro passado no Vale do rio Itajaí (SC), quando chuvas recordes assolaram a região.

Conforme Paulo Barreto, pesquisador do Instituto do Homem e do Meio Ambiente na Amazônia (Imazon), uma das entidades que vem defendendo uma reforma positiva do Código Florestal, para que este proteja de fato o verde da bandeira nacional, diferenciar pequenos de grandes produtores quanto a sua capacidade para cumprir a legislação é uma alternativa, mas não quando o assunto são as funções ambientais da propriedade.

“Problemas ambientais afetam basicamente os mais pobres, que ocupam locais mais instáveis ou degradados ou de maior declividade. Logo, cuidar do meio ambiente também defende populações mais pobres”, ressaltou.

Relatório da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina baseado em vistorias na área do Morro do Baú, uma das mais atingidas pelas enchentes no ano passado, mostrou que 85% dos locais afetados haviam sido alterados por “ações humanas”, como plantio de árvores exóticas, desmatamento e lavouras, em margens de rios e encostas.

O documento se exime de concluir se essas atividades foram ou não causadoras dos deslizamentos, mas recomenda investimentos em planejamento e prevenção da ocorrência desse tipo de problema e indica a necessidade de um inventário preciso sobre o uso da terra e fragilidade ambiental da região.

Barreto também criticou as tentativas ruralistas de adaptar à lei a seu não cumprimento, mobilizando parlamentares no Congresso para aprovar mudanças rápidas e sem debate no Código Florestal. “Precisamos incorporar as evidências científicas da importância econômica, biológica e quanto a serviços ambientais das reservas legais e áreas de preservação permanente ao debate”, ressaltou.

“O Código Florestal não é ultrapassado. Ultrapassado é seguirmos explorando o território de todos os brasileiros como se essas informações não existissem. No mundo moderno, toda atividade econômica deve se ajustar a essas regras”, comentou o deputado Sarney Filho (PV/MA).

Confira o relatório da Epagri e outros documentos aqui.

Saiba mais:
A Ciência e a verborragia ruralista
Os reis do gado e suas vacas insoladas
Santa Catarina: tragédia esperada

Leia também

Notícias
25 de abril de 2024

Brasil registra o maior número de conflitos no campo desde 1985, diz CPT

Segundo os dados da Comissão Pastoral da Terra, país teve 2.203 conflitos em 2023, batendo recorde de 2020; 950 mil pessoas foram afetadas, com 31 assassinatos

Salada Verde
25 de abril de 2024

Acnur anuncia fundo para refugiados climáticos 

Agência da ONU destinará recursos do Fundo para proteger grupos de refugiados do clima. Objetivo é arrecadar US$ 100 milhões de dólares até o final de 2025

Salada Verde
25 de abril de 2024

Deputados mineiros voltam atrás e maioria mantém veto de Zema à expansão de Fechos

Por 40 votos a 21, parlamentares mantém veto do governador, que defende interesses da mineração contra expansão da Estação Ecológica de Fechos, na região metropolitana de BH

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.