Análises

Eslovênia: Pequeno País – Grandes Trilhas

Em um país com área aquém de Sergipe, menor estado brasileiro, as trilhas são longas, belíssimas e com uma infraestrutura de fazer inveja.

Pedro da Cunha e Menezes ·
10 de fevereiro de 2012 · 12 anos atrás
O Parque Nacional Triglav. (Foto: Pedro da Cunha e Menezes)
O Parque Nacional Triglav. (Foto: Pedro da Cunha e Menezes)
“Embora o país seja pequenino, é modelo de implementação e manejo de trilhas de longo curso. Nesse quesito, dá aulas à Portugal e até à Inglaterra, para não mencionar o gigante Brasil que, quando o assunto é trilhas, não passa de um pigmeu.”

Só há um problema sério para quem gosta de comungar com a natureza: pouca privacidade. A Europa é super populada e não faltam entre seus habitantes trilheiros e escaladores que, nos curtos meses quentes, literalmente lotam as áreas protegidas. Alguns parques europeus como Tatras na Polônia, Monfrague na Espanha, Wicklow na Irlanda, Peneda-Gerês em Portugal e Slovenski Raj na Eslováquia recebem numerosas hordas de visitantes que, roubam aos excursionistas sociopatas como eu qualquer sensação de isolamento.

Há, contudo, excessões. Uma delas é Triglav, único Parque Nacional da Eslovênia, criado para proteger a porção alpina daquela região que já fez parte da Iuguslávia. A Eslovênia é um país pequenino com apenas dois milhões de habitantes e 20.256 km2, o que a torna mais diminuto que o menor estado brasileiro (Sergipe tem 21.910 km2). No seu caso, ter apenas um parque nacional não é vergonha, mas motivo de orgulho. Triglav, que quer dizer três cabeças, cobre 83.807 hectares, equivalentes a 3% do território nacional. Abriga o pico com três cumes que dá nome à unidade de conservação, cuja altitude monta a 2.864 metros. Muitos eslovenos diriam que é a melhor porção de seu país. Com efeito, o Parque está em toda parte: figura na bandeira nacional, na braçadeira dos policiais, no brasão do governo e no coração das pessoas. A tradição popular requer que todo o esloveno suba o Triglav pelo menos uma vez na vida.

E os eslovenos são um povo tradicional: Triglav recebe 1,6 milhões de visitantes por ano, a grande maioria de nacionais do país. É muito para os padrões brasileiros, mas na Europa é pouco! Com efeito, caminhar por Triglav no verão é uma experiência especial. As trilhas do Parque, elevado a Reserva da Biosfera em 2003, estão conectadas a uma malha de 7.000 quilômetros de trilhas e 165 abrigos de montanha que extrapolam o Triglav e se espalham pelos 8% do território nacional que encontram-se protegidos sob as diversas categorias do Sistema de Unidades de Conservação Esloveno (há propostas para criar mais quatro Parques Nacionais no País). Com tanta quilometragem de trilhas, a turba de visitantes acaba por se diluir e, assim, é possível encontrar sossego na natureza eslovena.

“Ao contrário dos meus planos, não mergulhei em nenhum dos lagos, pois apesar de ser pleno verão, o calor resolveu se atrasar e ainda estava muito frio, inclusive com trechos ainda atulhados de neve.”

Embora o país seja pequenino, é modelo de implementação e manejo de trilhas de longo curso. Nesse quesito, dá aulas à Portugal e até à Inglaterra, para não mencionar o gigante Brasil que, quando o assunto é trilhas, não passa de um pigmeu. Há a opção de atravessar o país de norte a sul pela trilha europeia E6 e de leste a oeste pela trilha europeia E7. Há também a Via Alpina, cujos cinco mil quilômetros cortam todos diversos países pelos quais os Alpes se espetam. Em seu trecho esloveno a Via Alpina tem 220 km divididos, em 14 estágios.

O excursionista interessado em percorrer grandes distâncias, contudo, não precisa seguir nenhuma dessas trilhas de longo curso. Com um bom mapa na mão é possível planejar uma caminhada de cinco a dez dias atravessando vales, palmilhando cumeeiras e visitando picos, utilizando somente a rede de percursos sinalizados do país. A partir de cada abrigo há cinco ou seis opções de caminhadas diferentes que levam a outro abrigo e assim por diante. Dessa forma, é simples fazer uma trilha de 50, 100 ou 200 quilômetros que comece e termine no mesmo lugar, sem com isso repetir nenhum trecho. Essa configuração de trilhas em rede permite ao caminhante montar seu próprio percurso de acordo com a distância que pretende andar em cada dia, aliada a seus interesses específicos.

Foi isso que fiz durante quatro dias. Cabritei cerca de oito horas por dia, levando apenas minha mochilinha de ataque, pois nos abrigos há camas, cobertores e comida. Planejei um trajeto variado que incluiu banhos de lago, visualização de fauna, picos nevados e muito aprendizado na arte de desenhar, construir e fazer a manutenção de trilhas e abrigos. Comecei meu périplo na vila de Bohiny, ao longo de um belo e longo lago, onde tomei delicioso banho. Depois enfrentei uma subida interminável e bem pesada, com 1.000 metros de desnível, que me colocou no ritmo do Parque Nacional Triglav. Quando finalmente cheguei ao topo, tomei outro banho no belo e escondido Lago Negro. A partir daí progredi em terreno razoavelmente plano até o abrigo Komna, em meio a uma floresta densa, que evoca duendes e fadas e que é habitada por manadas de chamois. Depois de 22 km, cheguei ao antigo hospital militar usado pelo exército do Império Austro-húngaro durante a Primeira Guerra Mundial que foi transformado no abrigo Komna. Bonito, imponente, confortável e com comida barata, farta e apetitosa, mas incrivelmente não tinha banho!

Vale dos Sete Lagos (Foto: Pedro da Cunha e Menezes)
Vale dos Sete Lagos (Foto: Pedro da Cunha e Menezes)
“Gostaria mesmo, entretanto, é de poder fazer caminhadas de longo curso em trilhas com infraestrutura semelhante no meu Brasil natal. Temos belos Parques com muito espaço, poucos montanhistas e lindas paisagens.”

O terceiro dia foi mais fácil, apenas 19 km sem tantas subidas. Com o bloqueio da trilha originalmente escolhida, desisti de subir ao topo do Triglav e tomei a decisão de seguir pela rota da crista de Spicje. Foi uma opção arrojada, pois estava super nublado e havia previsão de chuva (neguei o bom senso da véspera). Foram momentos de tensão pois, com a névoa forte, a navegação estava difícil e havia vários trechos cobertos de neve e expostos a altura. Cheguei a 2.312 metros de altitude no cume do Monte Spicje, mas estava tão encoberto qumal via um palmo à frente do nariz. Quando a trilha finalmente começou a descer respirei aliviado. Parei novamente em Lopucnica, onde almocei (mas não tomei banho). De lá, avancei para o abrigo Pri Jezeru, onde cheguei depois de mais duas horas de pé no chão. Este abrigo fica às margens de um pequenino e lindo lago bem encaixado na montanha. Ali, como o abrigo também é desprovido de chuveiros, dei um mergulho redentor, pois não me lavava desde o Lago Negro!!!! Comi como um rei e dormi antes de escurecer, o que não foi difícil, pois ainda havia luz do sol às 11 da noite!

No último dia percorri 13 quilômetros até Bohini. Saí cedo para fazer a rota por Prsvec, que é uma linha de cumeada muito estreita com vistas fantásticas do Lago Bohini. Foram quatro horas de lindas paisagens, que teriam atingido o patamar de maravilhosas se não estivesse ligeiramente nublado. Nos últimos quarenta e cinco minutos desabou um temporal, o que me fez acelerar para chegar logo na cidade. Ali aluguei um quarto de hotel e gastei um sabonete inteiro no meu primeiro banho de verdade em quatro dias. Os Alpes no verão estão aprovadíssimos. Planejo voltar para repetir a dose em verões futuros, mesmo que tenha que caminhar em países onde as trilhas alpinas estão mais saturadas com montanhistas. Gostaria mesmo, entretanto, é de poder fazer caminhadas de longo curso em trilhas com infraestrutura semelhante no meu Brasil natal. Temos belos Parques com muito espaço, poucos montanhistas e lindas paisagens. Também temos chuveiros. Já é um começo!

Leia também

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Salada Verde
17 de abril de 2024

Marina Silva é uma das 100 pessoas mais influentes de 2024, segundo a Time

Selecionada na categoria “líderes”, perfil de Marina destaca a missão da ministra em prol do combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Ela é a única brasileira citada na lista de 2024

Reportagens
17 de abril de 2024

Em audiência pública na ALMG, representantes da UFMG alertam para impactos da Stock Car

Reunião contou com reitora e diretores da universidade, mas prefeitura e organizadores da corrida faltaram; deputada promete enviar informações a patrocinadores da Stock Car

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Maria Lúcia Castro diz:

    Olá!
    Amei seu texto.sobre as trilhas na Eslovênia.
    Poderia me informar se existem mapas dessas trilhas e onde posso adquirí-los? Gostaria de fazer as trilhas, mas sem mapa dos percursos acho meio difícil. Grata.
    malucastro1957@gmail.com