No dia 3 de Março de 2007, em votação realizada no senado espanhol, o Parque Natural de Monfrague teve seus 17.852 hectares elevados de categoria, passando com a decisão a ser o caçula dos 15 Parques Nacionais da península ibérica.
Localizado às margens do rio Tejo, Monfrague alberga 180 espécies de pássaros, uma das maiores concentrações de toda a Europa. 118 delas nidificam no Parque, entre as quais se destacam as aves de rapina, como os falcões, as águias e os abutres. Ao tempo de sua elevação a Parque Nacional, contudo, Monfrague estava com suas terras bastante impactadas por plantações de espécies exóticas.
Desde princípios da década de 1970, eucaliptos e pinheiros foram plantados nas bancas do Tejo e de seu afluente Tietar, tomando 3.000 hectares das matas nativas da unidade de conservação. Felizmente, contudo, a elevação de categoria também significou o aporte de tratores e retro-escavadeiras que têm pouco a pouco removido as espécies exóticas, desmontado os terraceamentos artificiais feitos nas bancadas dos rios e garantindo o replantio de flora nativa mediterrânea (o ecossistema mediterrâneo é um dos mais ameaçados do mundo e é considerado um hotspot pela Conservation International). É o homem tentando – e ao que parece conseguindo – remediar as mazelas que o mesmo homem criou.
Só há uma povoação em Monfrague. Trata-se de Villa Real de San Carlos, uma aldeota centenária com uma única rua, meia dúzia de casas de pedra, três pensões e um centro de visitantes. A partir daí ramifica-se uma rede de trilhas bem sinalizadas e impecavelmente mantidas, que são um bálsamo mesmo para o mais exigente dos caminhantes. Pelas rotas amarela, verde ou vermelha tem- se acesso a cachoeiras de águas límpidas, vistas deslumbrantes e belas visões do ecossistema e matorral e quercus mediterrâneos.
Bem próximo, está Salamanca, cidade Patrimônio Mundial da Humanidade. A vizinhança dos dois convida a um passeio combinado de cultura + natureza. Não fica muito melhor que isso.!
Leia também
Capobianco presidirá a COP 15 das Espécies Migratórias
Secretário-executivo do MMA liderará a Conferência das Partes, que este ano ocorrerá em Mato Grosso do Sul; é a primeira vez que o Brasil sedia o evento →
UTE São Paulo: Ibama nega licença prévia para a maior termelétrica a gás fóssil do país
Órgão ambiental arquivou processo de licenciamento após verificar falhas no Estudo de Impacto Ambiental apresentado; Usina estava projetada para ser construída em Caçapava (SP) →
Reforesting may be the most urgent policy to save the Amazon
Transforming already deforested areas into forest-based productive systems emerges as a decisive strategy in the face of traditional measures that are failing →





