Notícias

O gelo e a neve ao redor do planeta

Calotas polares, blocos de gelo continentais, montanhas glaciais, geleiras marítimas, lagos e rios gelados. Do espaço, a belezas de nossa Criosfera.

Redação ((o))eco ·
6 de maio de 2012 · 13 anos atrás

Os cientistas classificam a Terra em cinco esferas, sendo a quinta delas chamada de Criosfera. Ela é constituida por regiões da superfície do planeta permanentemente cobertas por neve e gelo pela parte do solo que contem gelo. A Criosfera cobre 10% da superfície terrestre, com enorme importância na regulação dos processos hídricos e atmosféricos. Na Criosfera, cerca de 2% de toda água da Terra está congelada, e a mesma representa 80 % de toda água doce do planeta.

Nas fotos a seguir, divulgadas pelo Observatório da Terra da NASA, podemos ver o espetáculo criado pelo gelo e pela neve quando vistos do espaço.

 

Leia também

Salada Verde
18 de julho de 2025

“Tragédia anunciada”, ICMBio repudia aprovação do PL que flexibiliza licenciamento

O texto aprovado tira o poder do órgão de autorizar ou não empreendimentos com potenciais impactos em unidades de conservação federal e fragiliza proteção ambiental

Notícias
18 de julho de 2025

“Estamos vendo o Congresso comemorando a própria destruição”, diz ex-diretor do MMA

Em evento online, pesquisadores discutiram o papel da política na preservação da biodiversidade brasileira e a importância de uma regulamentação efetiva

Notícias
18 de julho de 2025

Há 25 anos, Sistema Nacional de Unidades de Conservação resiste

Em meio a ataques ao meio ambiente, SNUC se consolida como um dos principais mecanismos de proteção da biodiversidade brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.