Salada Verde

Brasileiro será novo secretário da Convenção da ONU para Biodiversidade

O biólogo Bráulio Dias, um dos nomes mais influentes da atual gestão do Ministério do Meio Ambiente, acaba de ser anunciado como o novo secretário- executivo da Convenção das Nações Unidas para a Diversidade Biológica (CDB). 

Gustavo Faleiros ·
20 de janeiro de 2012 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Homem de confiança da ministra Izabella Teixeira, Bráulio Dias, vai comandar convenção da ONU sobre biodiversidade. (foto: Renato Araújo/Agência Brasil)
Homem de confiança da ministra Izabella Teixeira, Bráulio Dias, vai comandar convenção da ONU sobre biodiversidade. (foto: Renato Araújo/Agência Brasil)

O biólogo Bráulio Dias,  um dos nomes mais influentes da atual gestão do Ministério do Meio Ambiente, acaba de ser anunciado como o novo secretário- executivo da Convenção das Nações Unidas para a Diversidade Biológica (CDB). A escolha soa natural no meio da diplomacia ambiental, já que Dias, atual secretário de Biodiversidade e Florestas, foi um dos negociadores brasileiros mais assíduos da convenção criada na Rio-92.

Nos últimos anos, ele foi a pessoa sempre à frente das discussões da estratégias brasileiras para o cumprimento das metas da CDB e atualmente conduzia o processo de consulta pública de novas políticas para a biodiversidade nacional. 

A indicação de Dias ocorre em um momento em que a Convenção ganha força com o novo Protocolo de Nagoya, assinado durante em 2010. O acordo internacional que cria as bases para ações de conservação até o ano de 2020.

Por outro lado, a sua saída do Ministério do Meio Ambiente, complica a vida da ministra Izabella Teixeira, que tinha em Dias um de seus quadros em que mais confiava. Além disso, em pleno ano de Rio+20, diversos técnicos em cargos de confiança estão pedindo as contas do Ministério.

Dias vai substituir o argelino Ahmed Djoghlaf, que conduziu a CDB por um período em que a conservação da biodiversidade ganhou destaque através de um ano inteiramente dedicado ao tema. Leia mais no espeical 2010 – Ano Internacional da Biodiversidade. 

  • Gustavo Faleiros

    Editor da Rainforest Investigations Network (RIN). Co-fundador do InfoAmazonia e entusiasta do geojornalismo. Baterista dos Eventos Extremos

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.