Notícias

Ciclistas de Curitiba se organizam em associações

Criação de novas instituições fortalece cobranças e capacidade de influenciar em decisões do poder público. Articulação com grupos de São Paulo ganha força. 

Redação ((o))eco ·
21 de outubro de 2011 · 12 anos atrás
É comum ver pais com crianças na Bicicletada de Curitiba, realizada aos sábados de manhã

Como forma de pressionar e dialogar com o poder público, e cobrar um melhor planejamento cicloviário para Curitiba, os ciclistas da cidade têm se organizado em associações e realizado atos políticos, seminários, debates e exposições. A construção de mecanismos institucionais para interagir com as autoridades e demais frentes da sociedade civil surgiu a partir do fortalecimento da Bicicletada (ou Massa Crítica) local, uma das mais ativas do Brasil. Estão neste contexto a criação da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu, a organização do artebicimob, a consolidação da Bicicletaria Cultural como ponto de encontro e referência no centro da cidade, e a criação do Instituto de Energia Humana, cujo lançamento aconteceu nesta quinta-feira, dia 20 de outubro.

Participantes da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu e do CicloBR trocam ideias

No começo do mês, no encontro das Bicicletadas de São Paulo e Curitiba, representantes de associações de ciclistas das duas cidades trocaram experiências e ideias sobre como ampliar o alcance da mobilização por mudanças. Os ciclistas de São Paulo viajaram em um passeio organizado pelo Instituto CicloBR, que incluiu a descida da Serra da Graciosa, um dos poucos trechos de Mata Atlântica ainda preservada do Brasil. Agora, os de Curitiba tentam organizar uma visita para São Paulo em dezembro, na qual participariam da descida até Santos pela Rota Márcia Prado, também pela Mata Atlântica, no passeio anual organizado pelo CicloBR.

Veja fotos do encontro das bicicletadas em Curitiba no site bicicleteiros.com.br
Leia o texto de 2010 sobre
Formatos e Valores de Curitiba
Confira a resenha do
livro Curitiba e o mito da cidade modelo na nossa biblioteca

O músico Plá levou um violão, cantou e alegrou o encontro entre as duas bicicletadas

Além do fortalecimento de laços entre os dois movimentos, também houve intercâmbio de referências urbanísticas, artísticas e culturais. Dez exemplares do livro artebicimob com imagens e textos de 22 artistas que participaram de uma exposição recente foram encaminhados para o pessoal do Instituto CicloBR e também para a Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), por Fernando Rosenbaum e Goura Nataraj, junto com vídeos e sementes de árvores da região.

um exemplo da arte que o pessoal de Curitiba tem produzido

Eternal Delight from Goura Nataraj on Vimeo.

 

Ao mesmo tempo em que se organizam em associações e avançam com contribuições importantes para o planejamento urbanístico de Curitiba, os ciclistas locais se mobilizam para agregar outras cidades ao movimento. Em meio à conexão entre as duas capitais, São Paulo e Curitiba, aliás, começa a nascer a ideia de uma Bicicletada nacional, com a participação de representantes do Nordeste, de Brasília, do Rio Grande do Sul, Goiás e Manaus, entre outras cidades.

O paulista Gallo desfila com elegância em sua bicicleta fantástica em Curitiba

 

Leia também

Salada Verde
16 de abril de 2024

70% dos brasileiros ignoram que Cerrado é fonte nacional de água

E 3 em cada 10 sequer sabem que lá tem água. Esses e outros resultados reforçam uma nova campanha para salvar o bioma.

Salada Verde
16 de abril de 2024

ONU espera a posição brasileira sobre crimes contra vida silvestre

A proposta e as de outros países para proteger a biodiversidade com melhores políticas, leis e ações serão debatidas na Áustria

Salada Verde
15 de abril de 2024

MMA revoga normas de Bolsonaro que dificultavam aplicação de multas ambientais

Mudanças foram publicadas no Diário Oficial nesta segunda-feira (15). Durante gestão anterior, aplicação de multas ambientais na Amazônia caiu 93%

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.