Notícias

Documento da Rio+20 está pronto, afirma Patriota

Texto foi aprovado em plenária desta manhã entre negociadores e será entregue para chefes de estado que chegam nesta quarta ao Brasil.

Daniele Bragança ·
19 de junho de 2012 · 12 anos atrás

*Atualizado às 13h30.

Coletiva de imprensa com o Negociador-Chefe do Brasil, Embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, na sexta-feira. Crédito das fotos: Vitor Brunoro/UNIC Rio.
Coletiva de imprensa com o Negociador-Chefe do Brasil, Embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, na sexta-feira. Crédito das fotos: Vitor Brunoro/UNIC Rio.

Negociações do texto final da Rio+20 avançam pela madrugada. O relógio já batia quase 2h da madrugada quando se ouviu aplausos no gabinete do ministro Antônio Patriota (Relações Exteriores), momento em que ele revisava o texto final da Rio+20. O texto foi aprovado pelos negociadores na manhã desta terça feira em plenária no Rio Centro.

Negociadores vararam a madrugada para tentar fechar o texto do documento antes da chegada dos chefes de Estado e de governo, na quarta-feira. O impasse girava em torno da data das negociações. O governo brasileiro quer logo fechar um acordo, mesmo que diluído. Pelo que foi anunciado agora a pouco, conseguiu. Agora, texto será submetido aos chefes de Estado na reunião de alto nível.

Na tarde dessa segunda-feira, o embaixador Luiz Alberto Figueiredo havia anunciado que essa será “será uma longa noite”: “O tempo regulamentar terminou com o fim do comitê preparatório [16]. Estamos na prorrogação, que nunca tem o tempo mais longo que o tempo permitido. Temos de fechar o texto antes da chegada dos chefes de Estado [e governo]”, disse o embaixador, referindo-se às reuniões de cúpula, que vão de 20 a 22 de junho.

As últimas notícias sobre o documento dão conta de que a mudança do status do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) provavelmente não será decidida dessa vez, na Rio+20. Por falta de acordo (o Brasil e os EUA são contra), chegou-se a afirmar no documento que o PNUMA será “fortalecido”, mas sem qualquer definição sobre como isso será feito. Na prática, mais uma decisão postergada para depois da conferência.

Como sempre, a maneira de implementar os objetivos do desenvolvimento sustentável não tem definição. Para chegar a diretrizes claras é preciso dinheiro e transferência de tecnologia. É aí que a oposição norte-sul vem à tona. Os países do G77 (grupo de países em desenvolvimento)
querem manter a noção de responsabilidade comum, mas diferenciadas. O que significa dizer que a conta a ser paga é dos países ricos.

Os países ricos, por sua vez, mergulhados em crise econômica, vetarão qualquer iniciativa que signifique aumento dos seus próprios gastos. Afinal, os países do G77 pediram nada menos do que 30 bilhões de dólares ao ano para um fundo que financiará o desenvolvimento sustentável. As chances de que tal fundo saia do papel são miseráveis. No precipício do euro, a União Europeia não tem fleuma nem visão para nada que não seja o curto prazo.

As dúvidas ainda permanecem. O Itamaraty havia prometido para a noite de segunda-feira a entrega do texto. Aproximadamente 400 pessoas ficaram esperando. Às duas e meia o ministro anuncia, rapidamente, que o texto estará disponível de manhã. É esperar amanhecer para conhecer o conteúdo.

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
18 de abril de 2024

A nova distribuição da vida marinha no Atlântico ocidental

Estudo de porte inédito pode melhorar políticas e ações para conservar a biodiversidade, inclusive na foz do Rio Amazonas

Análises
18 de abril de 2024

Uma COP 30 mais indígena para adiarmos o fim do mundo

Sediada pela primeira vez na Amazônia, a conferência traz a chance de darmos uma guinada positiva no esforço para frear a crise climática que ameaça nossa espécie

Notícias
18 de abril de 2024

PSOL pede inconstitucionalidade de lei que fragiliza o licenciamento ambiental no ES

Para o partido, as mudanças no licenciamento estadual não estão previstas na legislação federal e prejudicam o meio ambiente; lei tirou espaço da sociedade civil nos processos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.