Salada Verde

Vídeo Rio+20: diagrama combina objetivos ambiental e social

Coordenador internacional da Vitaes Civilis resume em cerca de 8 minutos o que se esperar da Rio+20. Ora de cuidar da rosquinha. Entenda.

Redação ((o))eco ·
1 de junho de 2012 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O coordenador internacional da ONG Vitaes Civilis, Aron Belinky, achou uma maneira muito interessante para explicar o que é a Rio+20 e os resultados que devemos esperar dela: o diagrama da rosquinha e porque é importante mantê-la intacta.
 
O diagrama da rosquinha, elaborado organização Oxfam, têm duas partes: a borda interna, que é o piso social, “balizados pelos direitos humanos, como o direito à educação, à alimentação adequada, à saúde e à participação política”, conforme o site da ONG. E a borda externa, ou “teto”, que são os limites naturais do planeta, a parte ambiental: “que precisam ser respeitados para evitarmos o colapso, como a mudança do clima e a biodiversidade”. Ou seja, viver de maneira sustentável é o equilibro entre o piso e o teto.

O diagrama da rosquinha é a bússola de um projeto de desenvolvimento sustentável, que é exatamente o que se busca na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento sustentável, a Rio+20. Veja o vídeo, de quase 8 minutos, e entenda porque chegou a hora de cuidar da rosquinha.
 

PS: o vídeo foi postado no site da ONG Vitae Civilis, mas a dica veio pelo blog Entre Colchetes, do jornalista Claudio Angelo.

Leia também

Notícias
26 de abril de 2024

Em reunião com representes indígenas, Lula anuncia força-tarefa por demarcações

Grupo será composto por 6 órgãos, sob coordenação do Ministério dos Povos Indígenas; participantes do Acampamento Terra Livre fizeram passeata até a Praça dos Três Poderes

Reportagens
26 de abril de 2024

Levantamento mapeia áreas de impacto das eólicas offshore nas comunidades pesqueiras no RN

Cartografia Social do Mar alerta para o potencial impacto das eólicas no mar em áreas ocupadas por comunidades tradicionais e revela como projetos de energia podem prejudicar o ecossistema marinho

Notícias
25 de abril de 2024

Brasil registra o maior número de conflitos no campo desde 1985, diz CPT

Segundo os dados da Comissão Pastoral da Terra, país teve 2.203 conflitos em 2023, batendo recorde de 2020; 950 mil pessoas foram afetadas, com 31 assassinatos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.