Notícias

Tietinga: o elegante cantor

O homenageado desta semana em ((o))eco é o Cissopis leverianus, a barulhenta ave com pinta e estilo de tenor de ópera. Foto: quantz/Flickr

Rafael Ferreira ·
11 de janeiro de 2013 · 13 anos atrás
Conheça a galante tietinga, a ave com pinta de tenor de ópera.
Conheça a galante tietinga, a ave com pinta de tenor de ópera.

O homenageado desta semana é o Cissopis leverianus. A maioria o conhece como tietinga mas, dependendo da sua origem, o nome pode ser outro: os paulistas chamam de sanhaço-tinga; os matogrossenses de pipira; para os pernambucanos, é o pega. Há ainda quem chame de pintassilgo-do-mato-virgem, probexim, ou sabiá-tinga. Mas não importando como o chamem, nosso amiguinho sempre se apresenta bem-vestido, com seu elegante e fraque de cauda longa.

Ele pode ser encontrado na Amazônia (na região ao Sul do Rio Amazonas, desde o extremo Oeste até o Maranhão), e também de Pernambuco ao Rio Grande do Sul. Também é avistado em países amazônicos como as Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Bolívia e Peru, e também no Paraguai e Argentina. Ou na Reserva Natural Parque do Zizo, onde esta foto foi tirada. Não é difícil achá-lo: do alto das copas das árvores (onde estão as frutas e insetos que tanto gosta), suas “apresentações” são bastante barulhentas, esteja em dupla ou em bandos. Foto: quantz.

Leia também

Colunas
27 de janeiro de 2026

A reabilitação de Elsa

Resgatada pela guarda florestal no Quênia, em 1956, a leoa Elsa é protagonista de uma épica história de reabilitação bem antes do termo ser cunhado

Fotografia
26 de janeiro de 2026

Voo livre: o colorido das araras-canindé retorna ao Rio

Extinta no estado há mais de 200 anos, aves ganharam uma segunda chance de colorir as florestas fluminenses com reintrodução no Parque Nacional da Tijuca

Colunas
26 de janeiro de 2026

O gavião Farialimer e as aves do antropoceno paulistano

A saga do gavião-asa-de-telha, da extinção à vida na metrópole, e seus vizinhos na paulicéia

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 1

  1. Adilson Verdam diz:

    Moro em Nova Friburgo-RJ, sou visitado diariamente por vários Tietingas, me surpreende não ter sido citado que também pode ser encontrado na Região Sudeste.
    Será que os daqui estavam escondidinhos?