Notícias

A terrível beleza das tempestades de areia

Vistas do espaço, as tempestades de areia são fenômenos de grande beleza, mas ser atingido por uma é algo bastante assustador.

Redação ((o))eco ·
29 de abril de 2012 · 14 anos atrás

Vistas do espaço, as tempestades de areia são fenômenos de grande beleza, mas ser atingido por uma é algo bastante assustador, como pode afirmar o cinegrafista na National Geographic Bob Poole. Durante as filmagens de um documentário sobre a migração de elefantes no Mali, na África, Poole viu uma imensa parede de vento e poeira vindo em sua direção. Por quatro horas a areia bloqueou o sol e fez a paisagem africana se parecer com a superfície de Marte.

Uma tempestades de areia ocorre quando a umidade relativa do ar é mais baixa que 80%, permitindo a suspensão de partículas em sua maioria sólidas mas não aquosas pelo ar. São mais freqüentes em regiões com grande quantidade de areia e baixa umidade, como desertos. Nas fotos a seguir, divulgadas pelo Observatório da Terra da NASA, podemos apreciar em segurança esses incríveis fenômenos em diversas partes do planeta.

 

Leia também

Análises
17 de novembro de 2025

Sistemas Agrícolas Tradicionais reforçam urgência de pacto transnacional pela Amazônia de pé

Saberes e práticas ancestrais sustentam a biodiversidade, garantem soberania alimentar e conectam territórios e povos além dos limites dos países amazônicos

Colunas
17 de novembro de 2025

Mercado de Carbono repete a lógica do sistema industrial-carbonífero

Ao associar o aumento das emissões e o imperialismo verde, os mecanismos de regulação do mercado não caminham para resolver problemas sociais, mas sim para aumentar o lucro

Reportagens
17 de novembro de 2025

Traditional wisdom and technology help extractivists confront the climate crisis in the State hosting the COP30

Beyond rising temperatures, fishermen also fear potential losses from oil spills originating at the mouth of the Amazon River.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.