Notícias

Chuvas do verão 2012 castigam Minas Gerais

Veja imagem de satélite do temporal na região. Deslizamentos e enchentes atingem cidades como Ponte Nova, próximas à Belo Horizonte.

Gustavo Faleiros ·
4 de janeiro de 2012 · 14 anos atrás
Clique na foto para fazer o download do arquivo KMZ e ver este mapa no Google Earth.
Clique na foto para fazer o download do arquivo KMZ e ver este mapa no Google Earth.

Esta imagem foi registrada nesta terça-feira, dia 03 de janeiro, pelo sensor MODIS a bordo do satélite Aqua da NASA. Ela mostra a nuvem que causou enchentes e deslizamentos em cidades do entorno de Belo Horizonte.e no norte do Estado. De acordo com a CPTEC do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), as chuvas neste inicio do ano estão acima da média. As causas são típicas da Zona de Convergência do Atlântico Sul, fenômeno comum da primavera e verão nesta parte do globo. A previsão é de mais chuvas pelos próximos dias.

Leia Também:

Nova Friburgo: Antes e Depois
Imagens: deslizamentos no Rio de Janeiro

Ponte Nova, localizada a cerca 180 KM de Belo Horizonte, é uma das cidades atingidas pelo temporal em Minas Gerais. Virou manchete nos jornais pelas imagens captadas. No twitter, alguns registros (clique para ampliar):

Você tem fotos de enchentes, deslizamentos ou outros cliques envie uma mensagem pelo twitter com #Chuvas2012

  • Gustavo Faleiros

    Editor da Rainforest Investigations Network (RIN). Co-fundador do InfoAmazonia e entusiasta do geojornalismo. Baterista dos Eventos Extremos

Leia também

Salada Verde
12 de setembro de 2025

Mais de mil aves resgatadas do tráfico na região serrana do Rio de Janeiro

Quase duas centenas já morreram por maus tratos, enquanto as demais serão avaliadas para reintrodução na natureza

Salada Verde
12 de setembro de 2025

Maior trilha sinalizada da América Latina será inaugurada na COP 30

A Trilha Amazônia Atlântica cruza 13 áreas protegidas do Pará, de Belém a Viseu, e será inaugurada durante a conferência do clima na capital paraense

Colunas
12 de setembro de 2025

VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental reúne debates sobre comunicação e desastres climáticos

Evento tem formato online e acontece entre 24 e 26 de setembro; inscrições para ouvintes estão abertas. Veja como participar

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.