O movimento contrário às pequenas centrais hidrelétricas que o consórcio Furnas, PCE, Energética-Tech e Rialma quer plantar na Chapada dos Veadeiros está rangendo os dentes. Também pudera. A empresa ligada à família do deputado Ronaldo Caiado (DEM/GO) marcou uma “reunião técnica informativa” sobre o estudo de bacia do rio Tocantinzinho às 14h do dia 18 de fevereiro, logo após a ressaca da quarta-feira de cinzas. O encontro está marcado para Goiânia, na Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Ambientalistas e pesquisadores esperam que a reunião seja remarcada, pois avaliam que há “claro intuito de minar as articulações da sociedade civil local de Alto Paraíso para o bom provimento técnico nessa citada reunião, uma vez que será praticamente impossível conseguirmos viabilizar a participação de cientistas e técnicos independentes para a referida data”. E a empresa, segundo eles, é reincidente nesse tipo de ato: a audiência pública que apresentou aquele estudo de bacia também foi marcada para logo após o feriado póstumo de 1º de novembro do ano passado.
Saiba mais:
Desmate e confusão em Veadeiros
As várias caras do Cerrado
Opiniões divididas em Veadeiros
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Brasil tem mais de 3,7 mil plantas ameaçadas de extinção
Lista atualizada pelo Ministério do Meio Ambiente alerta para aumento do grau de ameaça do pau-brasil e para possível extinção de duas plantas da Mata Atlântica →
Proteger a biodiversidade exige conectar territórios
Brasil levou a COP 17 da Biodiversidade proposta que reforça necessidade de investir em corredores de biodiversidade e redes ecológicas que não se limitem às áreas protegidas →
MMA abre inscrições para sete vagas da sociedade civil na Comissão Nacional de Biodiversidade
Organizações ambientalistas podem se inscrever até 8 de novembro para participar da eleição de representantes no colegiado durante o biênio 2027–2028 →
