Salada Verde

Juréia em litígio

Moradores do interior da Unidade de Conservação preparam para hoje protesto contra a “política ambiental” do estado. Eles querem maior liberdade de uso da terra.

Salada Verde ·
29 de dezembro de 2009 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Continua a todo vapor a briga entre a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e os moradores da Estação Ecológica da Juréia. Estava previsto para hoje (29) um protesto em frente à Fundação Florestal – órgão da secretaria que cuida de áreas protegidas -  pela  liberação de visitas públicas na Juréia, em especial na Cachoeira do Paraíso (Núcleo Itinguçu), e para que “haja mais democracia participativa na propositura do desenho do novo Projeto de Lei”, que deve criar o Mosaico de Unidades de Conservação Juréia-Itatins.
 
Há anos os  moradores do interior da Estação Ecológica se dizem “revoltados com a política estadual do meio ambiente” de São Paulo. Isso porque a criação da Estação Ecológica, em 1987, impediu que cerca de 300 famílias que já moravam no local praticassem desmatamentos e caça. Em junho deste ano, a Justiça de São Paulo considerou inconstitucional o Mosaico de Unidades de Conservação, criado em 2006 justamente para tentar resolver o problema dos moradores, e, desde então, as comunidades vêm lutando por maior liberdade de uso da terra dentro das áreas protegidas.

No protesto previsto para hoje, também estava prevista a entrega de um documento à Fundação Florestal, pedindo que todas as áreas que possuem habitadas por comunidades na Juréia sejam consideradas Reservas de Desenvolvimento Sustentável. Sã elas:  Cachoeira do Guilherme, Rio Comprido, Tocaia, Caramborê, Grajaúna, Praia do Una, Praia da Juréia, Rio Verde, Rio das Pedras, Aguapeú, Despraiado, Aguapeuzinho, Tetequera, Utinguinha, Utinguçú, Barro Branco e Guarauzinho. Muitas das comunidades do interior da UC não são consideradas tradicionais.

Leia mais:
 

Justiça invalida mosaico da Juréia
Juréia em análise

Leia também

Análises
15 de dezembro de 2025

Passarinho… que som é esse? Uma história de como os pássaros cantam

Nem todas as aves cantam. Nem todos os passarinhos aprendem a cantar. O fantástico mundo sinfônico das aves e como os ruídos urbanos o impactam

Notícias
15 de dezembro de 2025

Gilmar Mendes derruba lei do Marco Temporal

Relator apresentou seu voto pela derrubada da lei que instituiu o mecanismo como critério para demarcação de terras indígenas; Flávio Dino acompanhou o voto

Reportagens
15 de dezembro de 2025

No isolamento da floresta, um canto poderoso revelou uma nova espécie

Na remota Serra do Divisor, a sururina-da-serra combina vocalização única, isolamento extremo e ameaças crescentes

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.