Salada Verde

Certificação da cadeia bovina

Produtos pecuários deverão vir de áreas legalizadas, aposta acordo público-privado firmado esta semana.

Salada Verde ·
8 de dezembro de 2009 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

De início, supermercados como Carrefour, Pão de Açúcar e Walmart, além de oito frigoríficos, entre eles JBS e Bertin, somando cerca de vinte empresas, aderiram a programa federal para certificação da cadeia de produção de itens bovinos.

O projeto foi lançado ontem, em São Paulo, ligado à Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que deverá incentivar mais empresas da cadeia a abraçarem o movimento. A entidade tem mais de 70 mil associadas. O foco principal da iniciativa é controlar a origem da carne consumida pelos brasileiros, procurando evitar que venha de áreas ilegalmente desmatadas, por exemplo. “Um acordo como esse vale mais que mil fiscais”, disse o ministro Carlos Minc, conforme nota do Ministério do Meio Ambiente.

A parceria público-privada também deverá trazer um banco de dados com informações sobre a evolução do acordo e produtos certificados. Supermercados e frigoríficos podem solicitar sua certificação pelo site da Abras. Cada certificação será válida por três anos, e será auditada por organismos qualificados pela Abras.

Acordo semelhante já está em curso para a cadeia da soja, desde 2006, pelo qual as associações Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) e Nacional de Exportadores de Vegetais (Anec) se compremeteram a não comprar a oleaginosa de novos desmatamentos na Amazônia. O acordo com o setor da carne também se deve, e muito, ao relatório apresentado pelo Greenpeace em maio deste ano, onde a entidade mostra as ramificações da cadeira pecuária apoiada em financiamentos públicos e suas ligações perigosas com a degradação da Amazônia.

Saiba mais:
Governo é aliado da destruição da Amazônia

Leia também

Podcast
7 de novembro de 2025

Entrando no Clima #59 – Cúpula dos Líderes com discurso por fim dos fósseis e Coca-Cola a R$ 25

Direto de Belém, ((o))eco repercute o primeiro dia do encontro que precede a COP30 e conta bastidores do evento

Salada Verde
7 de novembro de 2025

ISA apresenta propostas para transição climática justa na COP30

Documento reúne experiências e recomendações de povos indígenas, quilombolas e extrativistas da Amazônia e Mata Atlântica

Salada Verde
7 de novembro de 2025

BNDES mobiliza R$ 7 bilhões em florestas, o maior investimento da história do Banco

Recursos foram anunciados durante o primeiro dia da Cúpula dos Líderes e apoiam restauração ecológica, bioeconomia e inovação em todos os biomas do país

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.