![]() |
A Força Nacional, junto com o Ibama, já deflagrou pelo menos uma grande operação para combater o desmatamento na Amazônia. Batizada de “Onda Verde”, a operação conta com 180 homens e foi montada para combater o desmatamento ilegal no Mato Grosso, Pará, Amazonas e Rondônia. Curioso que o governo mantenha o combate do desmatamento na região, mas esquece de disponibilizar esses dados para a população.Desde outubro os dados do DETER não são divulgados.
Os dados são medidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), através do Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real, o Deter. Mas não é o INPE o responsável pela divulgação desses dados. Desde 2008, na gestão do então ministro Carlos Minc, o Ministério do Meio Ambiente tomou para si a tarefa de divulgar os números do desmatamento, normalmente, com a convocação dos jornalistas para uma coletiva.
O sistema de detecção de desmatamento em tempo real (DETER) calcula os números do desmatamento usando como base as imagens geradas pelo sensor Modis, a bordo de satélites da NASA. Esses dados orientam ações de repressão ao desmatamento na região e serve para indicar a tendência do desmatamento e qual é a região mais problemática.
O INPE continua fazendo o monitoramento e o Ibama continua recebendo quase diariamente esses dados.
O mesmo tipo de imagens do sensor Modis é utilizado pela ONG Imazon em seu Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), cujos dados dos meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro já estão disponíveis. Pelos dados do SAD, a tendência de aumento do desmatamento continuou até janeiro de 2013.
De acordo com a assessoria de imprensa do INPE, o órgão só coloca os dados do DETER no seu site após a divulgação pelo Ministério do Meio Ambiente, detentor desta prerrogativa.
O atraso nos dados impede que a sociedade monitore diretamente o que está acontecendo. Por exemplo, o projeto Infoamazônia, o mapa interativo de ((o))eco, faz uso dos dados do DETER para acompanhar as tendências de desmatamento. Se os dados não saem, essa ferramenta fica comprometida.
Agora, o Infoamazônia passará a mostrar também os dados do SAD, do Imazon. Além da competência, o Imazon divulga seu relatório com a regularidade prometida.
Desmatamento: queda histórica e retenção do número de outubro
Governo atrasa divulgação de dados do Desmatamento
A tragédia do desmatamento ainda continua
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Amazônia tem a menor taxa de desmatamento já registrada pelo Inpe
Foram 3,3 mil km² desmatados de floresta, uma queda de 41% em relação a 2025, segundo o Prodes. Dados foram divulgados nesta sexta-feira (16) pelo MMA →
Ex-ministros do Meio Ambiente se juntam em manifesto pelas UCs brasileiras
Documento, assinado por sete ex-ministros e quatro ex-presidentes do ICMBio, alerta para possível enfraquecimento dos órgãos ambientais e ameaças às áreas protegidas →
A transparência necessária de SP nas obras contra as chuvas
Pacote de R$ 29 bilhões de SP inclui obras antigas e não esclarece quanto será investido em novas ações contra os efeitos do El Niño →


