Notícias

O melhor do ano em ((o))eco: Amazônia

Continua a tradição de ((o))eco de ver a Amazônia e os 9 países que ela abarca como um bioma único e não com um pedaço geopolítico de nações separadas. O melhor da Amazônia em 2012.

Redação ((o))eco ·
24 de dezembro de 2012 · 13 anos atrás

2012 foi um ano em que ((o))eco ousou e lançou o InfoAmazônia, um projeto de geolocalização que tem a Internews, a CDKN, Development Seed e a Knight Foundation como parceiros. Lançado na Rio+20, o Infoamazônia apresenta ao leitor uma mapa da Amazônia sobre o qual podem ser sobrepostas várias camadas. Entre elas, desmatamento, fogo, mineração, hidrelétricas e distribuição de gado. Cada vez que o leitor escolhe qual camada quer visualizar, o mapa da Amazônia passa a apresentar os locais e os dados do assunto escolhido. O projeto continua a tradição de ((o))eco de compreender a Amazônia e os 9 países que ela abarca como um bioma único e não como fragmentos de nações separadas.

Floresta amazônica do Maranhão reúne rica biodiversidade. No entanto, região sofre com ações predatórias e carência de informações.
Nova plataforma de geolocalização permite mapear reportagens sobre a região e acumular dados de desmatamento, incêndios e mineração.
Filho da Amazônia, líder Suruí conecta-se ao mundo da tecnologia e ganha fama aprovando projeto pioneiro de venda de créditos de carbono.
Pedaços de boto são usados como isca. Piracatinga, peixe chamado de urubu d’água, mudou de nome para atrair consumidores em Manaus.
Indígenas da Amazônia colombiana foram à Rio+20 para defender seu direito de propriedade e afirmar que fazem uso sustentável da floresta.
Passeie pelas margens do Rio Negro sem sair de casa através de fotos em 360 graus disponíveis no Google Maps.
De bicicleta, eles concluíram uma das maiores expedições jornalísticas recentes: um percurso de 1,3 mil km no coração da Amazônia.
Tatiana de Carvalho, do Greenpeace, faleceu neste domingo. Sua vida foi inspiradora, dedicada a causas como o fim do desmatamento amazônico.
((o))eco chega a Sinop, no arco do desmatamento, para acompanhar a operação Soberania Nacional de repressão, do Ibama e Polícia Federal.
A Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georeferenciada (RAISG) lançou o mais completo panorama já realizado sobre as ameaças atuais sobre a conservação da maior floresta tropical do planeta.
Embora diferentes, as montanhas andinas e as florestas amazônicas são parte de um mesmo sistema: a água nascida nos cumes percorre quilomêtros e inunda as planícies alimentando as matas mais biodiversas do planeta.

Leia também

Colunas
13 de fevereiro de 2026

Perigos explícitos e dissimulados da má política ambiental do Brasil

pressões corporativas frequentemente distorcem processos democráticos, transformando interesses privados em decisões públicas formalmente legitimadas

Notícias
13 de fevereiro de 2026

Transparência falha: 40% dos dados ambientais não estavam acessíveis em 2025

Das informações ambientais disponibilizadas, 38% estavam em formato inadequado e 62% desatualizadas, mostra estudo do Observatório do Código Florestal e ICV

Análises
13 de fevereiro de 2026

O Carnaval é termômetro para medir nossos avanços no enfrentamento da crise climática

Os impactos da crise climática já são um problema do presente. Medidas políticas eficazes de prevenção aos eventos climáticos extremos não podem ser improvisadas às vésperas das festividades

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.