Notícias

Amazônia sob Pressão

A Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georeferenciada (RAISG) lança nesta terça, simultaneamente nos 9 países da Amazônia o mais completo panorama já realizado sobre as ameaças atuais sobre a conservação da maior floresta tropical do planeta.

Redação ((o))eco ·
4 de dezembro de 2012 · 13 anos atrás

Amazônia sob Pressão está dividido em 6 temas, considerados os principais vetores de destruição da paisagem: estradas, petróleo e gás, hidrelétricas, mineração, fogo e desmatamento. Com 68 páginas, o Atlas traz 55 mapas, 71 tabelas e 23 gráficos mostrando a situação atual e os planos futuros para cada um dos temas: Eis algumas das mais importantes conclusões

Assista ao lançamento de “Amazônia sob Pressão, realizado nesta terça dia 04, em Santa Cruz, Bolívia

Mapa do Atlas Amazônia sob Pressão mostra o desmatamento acumulado entre 2000 e 2010 e sua influência sobre áreas protegidas e territórios indígenas. Utilize a ferramenta de zoom no canto inferior direito para ver mais detalhes.

Veja também: Mapa interativo Amazônia sob Pressão 

A RAISG é uma rede de organizações não governamentais, institutos de pesquisa e departamentos de governo que trabalha com informação georeferenciada na Amazônia. No momento 11 instituições fazem parte do grupo, que busca, através do atlas e publicações, levar um visão pan-amazônica da região. O Eco, que possuí desde 2009 uma rede de jornalistas nos 9 países da Amazônia, é o parceiro de mídia da RAISG para o lançamento do Atlas 2012. Reunimos aqui conteúdo especial produzido para o lançamento do Atlas, incluindo uma série de reportagens, que será publicada ao longo desta semana feitas por nossos correspondentes nos países amazônicos.  

Artigo: Amazônia Socioambiental, por Beto Ricardo, coordenador-geral da RAISG
A Amazônia está sob grave processo de degradação e supressão, para se tornar uma área de produção e um corredor de exportação de mercadorias de baixo valor agregado.

Fotografia: o atlas reúne 73 fotos que revelam a transformação da paisagem. Veja algumas delas.

 

Série de reportagens especiais
Peru: grandes projetos e mineração miúda ameaçam Amazônia 
Mineração na Colômbia, horizonte de esperança ou caos 
Hidrelétricas do Madeira: a guerra dos Megawatts
Desmatamentos e queimadas crescem na Amazônia boliviana

Leia também

Notícias
10 de novembro de 2025

Metade dos municípios mais afetados por desmatamento ilegal fica no Pará, aponta ICV

Levantamento mostra que cinco dos dez municípios com maior área desmatada ilegalmente na Amazônia estão no estado que sedia a COP 30

Colunas
10 de novembro de 2025

O sutil negacionismo fóssil do Brasil

No imaginário do Sul Global, a COP30 surgiu como esperançoso momento para manter clareza de propósito e levar o mundo para fora da crise humanitária do aquecimento global

Salada Verde
10 de novembro de 2025

Avistar Rio celebra observação de aves no Jardim Botânico

Observadores de aves se reuniram no Rio de Janeiro neste final de semana para celebrar as aves, por meio da observação, fotografia, pesquisa e muito mais!

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.