Notícias

Queremos Cidades para Pessoas – e cachorros!

Qual a relação entre cuidar de um cão, cidades mais limpas, ruas mais tranquilas e sistemas de mobilidade urbana mais equilibrados?

Redação ((o))eco ·
22 de novembro de 2012 · 11 anos atrás

Cidades para Pessoas são aquelas com espaços públicos que favorecem o convívio e com sistemas de mobilidade mais eficientes e limpos do que o das cidades para automóveis. São centros urbanos nos quais o transporte coletivo é priorizado e onde existe espaço para deslocamentos não motorizados, para caminhadas, bicicletas, patins, skates, patinetes e… cachorros!    

Sol, a cachorra mais linda do mundo

 
Isso, cachorros. Já explico. Primeiro uma breve contextualização. O conceito de Cidades para Pessoas foi proposto pelo dinamarquês Jan Gehl e serviu de base para mudanças significativas na arquitetura e urbanismo em Copenhague e inspirou outras transformações. De Londres e Paris a Bogotá, há exemplos de alterações significativas de planejamento em todo o planeta. Muitos deles foram reunidos no projeto Cidade para Pessoas, organizado pela jornalista Natália Garcia, que já escreveu a respeito no eco.
 
A preocupação crescente com o meio ambiente nas metrópoles e o colapso das capitais automobilísticas (Detroit talvez seja o principal exemplo da falência do rodoviarismo – veja fotos) impulsionam tais mudanças. O excesso cotidiano de poluição e congestionamentos das cidades pensadas para carros, aliado ao interesse das novas gerações em mais qualidade de vida, levaram ao fortalecimento da ideia de se planejar centros urbanos para pessoas. Não por acaso, a Secretaria de Transportes de Nova Iorque contratou Gehl e sua equipe para assessorar no processo de fechamento de avenidas e ampliação do sistema cicloviário. E Paris agora anuncia restrições para carros nas margens do Sena (veja reportagem inglês a respeito na Al Jazeera).

Mas e os cachorros?

JP Amaral e Nick passeando em São Paulo

A relação entre cuidar de um cão em uma cidade e defender Cidades para Pessoas é fácil de perceber para qualquer um que entende que o melhor amigo do homem não é um objeto; mas sim um animal com necessidades de espaço e circulação bastante específicas. Não importa tamanho ou raça, todo cão precisa passear. Reconhecer o território e circular é fundamental para o animal e suas necessidades instintivas básicas.

E não basta uma voltinha no quarteirão para satisfazer essa premissa. É preciso caminhar mesmo, permitir que o animal que vive em um ambiente fechado se exercite, gaste energia. Há quem defenda passeios de 1h30 por dia (Cesar Millan, que ficou famoso por trabalhar com cachorros de estrelas de Hollywood é um deles). Até os cães que vivem em mansões ou casas com quintais enormes precisam sair para as ruas – mesmo que seja grande, o espaço cercado continua sendo um canil na cabeça do animal. Na natureza não existem paredes.

Caminhar com o cachorro faz bem para saúde. Ter pessoas andando com cães é bom para as cidades (pessoas conscientes que limpam a sujeira deixada e, no caso de cachorros agressivos, que controlam riscos com focinheiras). Trata-se de ocupação positiva de espaço público. Pessoas circulando à pé cobram calçadas adequadas, redução de limite e controle de velocidade, faixas de pedestre, restrições para carros. Bairros com pessoas nas ruas são bairros vivos.

Aline Cavalcante e Pedro, na Praça Roosevelt

É claro que tem também quem mantém cachorro preso em casa e só sai para passear de carro. Gente limitada à rotina condomínio fechado/apartamento, carro, trabalho, carro, shopping, carro, academia/clube, gente que nunca sai na rua e só convive em espaços privados. Essas pessoas não vivem na cidade, mas em bolhas isoladas. 

Cachorros gostam de árvores, grama, terra. Em vez do asfalto e concreto tão queridos para os motoristas (leia-se expansão de avenidas, pontes e viadutos), quem cuida de um cachorro prefere terrenos permeáveis, parques, gramados, áreas arborizadas. Natureza.

Ou seja, de Cidades para Pessoas.

E para cachorros.

“Me leva para passear?”

 Leia também:

Eleições municipais, tempo de pensar em cidades para pessoas
Em Copenhague, 93% vivem satisfeitos com a cidade
Copenhague e Cidades para Pessoas
Cidades para bicicletas, cidades para pessoas
Londres a caminho de se tornar uma cidade para pessoas
 

 

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.