Notícias

Desmatamento aumenta pelo quarto mês consecutivo, diz Imazon

Em dezembro, foi registrado aumento de 107% de perda florestal, em comparação com o mesmo mês de 2011: 82 Km de floresta desapareceram.

Daniele Bragança ·
18 de janeiro de 2013 · 11 anos atrás

Visualizar Desmatamento na Amazônia Legal – Dezembro 2012 em um mapa maior

É temporada de chuvas na Amazônia. Mesmo com o mal tempo, o desmatamento aumentou 107% no mês de dezembro, em comparação com o mesmo mês de 2011. Os dados foram divulgados hoje (18) pela ONG Imazon, que faz o monitoramento independente do desmatamento na região. De acordo com a ONG, esse é o quarto mês seguido que os números do desmatamento aumentam.

De 40 quilômetros quadrados (km2) registrados em dezembro de 2011, o desmate pulou para 82 km2 em dezembro de 2012. Os dados foram detectados com mais da metade (57%) da área florestal sob nuvens, o que dificulta a visualização das imagens detectadas pelo satélite. Em dezembro de 2011, as nuvens encobriram 76% do território da Amazônia Legal, o que significa que o aumento pode não ter sido tão brusco como o apresentado, já que no ano passado a má visibilidade pode ter subestimado o desmatamento no mês de dezembro.

A maioria do desmatamento ocorreu em Mato Grosso (57% da área desmatada aferida), seguido pelo Pará (27%), Rondônia (10%) e Amazonas (6%).

“Em Relação ao Mato Grosso, é necessário destacar que, em novembro, esteve praticamente todo encoberto por nuvens. Então, os desmatamentos ocorridos naquele mês podem não ter sido detectados e terem sido contabilizados só em dezembro”, explica a ((o)) eco Heron Martins, engenheiro ambiental  do Imazon. “No Pará, 70% da área do estado estava encoberta por nuvens, limitando o monitoramento em dezembro. Entretanto, considerando o acumulado no período agosto-dezembro, o Pará lidera”.

Desmatamento de agosto de 2011 a dezembro de 2012 na Amazônia Legal (Fonte: Imazon/SAD).
Desmatamento de agosto de 2011 a dezembro de 2012 na Amazônia Legal (Fonte: Imazon/SAD).

Os dados do período de agosto a dezembro de 2012 mostram que houve aumento de 127% sobre o período agosto-dezembro de 2011. O desmatamento saltou de 568 para 1.288 km2 registrados no último período.

Aumenta desmatamento em Terras Indígenas
A má notícia veio das Terras Indígenas, que normalmente desmatam pouco. Em dezembro, elas representaram 17% da área desmatada, ficando em 2º lugar no ranking dos campeões do desmatamento. Áreas privadas ou sob diversos estágios de posse registraram 71% do desmate no período e se mantiveram o primeiro lugar no ranking.

Terra Indígena desmatadas na Amazônia Legal em dezembro de 2012 (Fonte: Imazon /SAD).
Terra Indígena desmatadas na Amazônia Legal em dezembro de 2012 (Fonte: Imazon /SAD).

O destaque foi para a terra indígena Marãiwatsédé, localizada em Mato Grosso, que desmatou 6,1 km², dos 14 km² desmatados nas terras indígenas em dezembro.

“Em relação ao tipo de terra onde ocorreu o desmatamento, a cobertura de nuvens também foi relevante. As Terras Indígenas localizadas no Mato Grosso tiveram melhor visibilidade, facilitando o monitoramento. Entretanto, a TI Marãiwatsédé é considerada uma das áreas protegidas mais ameaçadas da Amazônia”, afirmou Martins.

No mês passado,  ((o))eco, analisou os dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do INPE. O tamanho da devastação nesta Terra Indígena entre janeiro e outubro do ano passado foi de  88,5 km2, colocando Marãiwatsédé no 1o lugar do ranking de alertas de desmatamento em 2012.

*Matéria editada em 21/01/2013. Erramos: são 4 meses de aumento consecutivo medidos pelo Imazon, a partir de setembro.

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.