Notícias

Chuvas do verão 2012 castigam Minas Gerais

Veja imagem de satélite do temporal na região. Deslizamentos e enchentes atingem cidades como Ponte Nova, próximas à Belo Horizonte.

Gustavo Faleiros ·
4 de janeiro de 2012 · 15 anos atrás
Clique na foto para fazer o download do arquivo KMZ e ver este mapa no Google Earth.
Clique na foto para fazer o download do arquivo KMZ e ver este mapa no Google Earth.

Esta imagem foi registrada nesta terça-feira, dia 03 de janeiro, pelo sensor MODIS a bordo do satélite Aqua da NASA. Ela mostra a nuvem que causou enchentes e deslizamentos em cidades do entorno de Belo Horizonte.e no norte do Estado. De acordo com a CPTEC do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), as chuvas neste inicio do ano estão acima da média. As causas são típicas da Zona de Convergência do Atlântico Sul, fenômeno comum da primavera e verão nesta parte do globo. A previsão é de mais chuvas pelos próximos dias.

Leia Também:

Nova Friburgo: Antes e Depois
Imagens: deslizamentos no Rio de Janeiro

Ponte Nova, localizada a cerca 180 KM de Belo Horizonte, é uma das cidades atingidas pelo temporal em Minas Gerais. Virou manchete nos jornais pelas imagens captadas. No twitter, alguns registros (clique para ampliar):

Você tem fotos de enchentes, deslizamentos ou outros cliques envie uma mensagem pelo twitter com #Chuvas2012

  • Gustavo Faleiros

    Editor da Rainforest Investigations Network (RIN). Co-fundador do InfoAmazonia e entusiasta do geojornalismo. Baterista dos Eventos Extremos

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
7 de agosto de 2026

Capobianco relembra ataques ao INPE: “Teve gente que não aceitou esses dados”

Em evento de divulgação da queda nos dados do desmatamento, o ministro do Meio Ambiente celebra a independência do INPE e relembra que tentaram desacreditá-lo

cropped-lula.jpg
Salada Verde
7 de agosto de 2026

Alertas de desmatamento somam 2.874,38 km² e indicam menor acumulado do Deter da história

Dados são de agosto de 2025 até o dia 31 de julho deste ano e representam uma redução de 36% comparado ao período anterior. Números animam governo

Análises
7 de agosto de 2026

Cadastro Ambiental Rural precisa respeitar os direitos de povos e comunidades tradicionais

A criação do módulo para cadastros de PCTs no Sicar é um avanço, mas ainda persistem barreiras estruturais que comprometem o reconhecimento dos direitos e das realidades dos territórios

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.