![]()  | 
Fungos são organismos surpreendentes e imprescindíveis para o funcionamento dos ecossistemas terrestres, sendo responsáveis pela decomposição de matéria orgânica e pela reciclagem de nutrientes em florestas do mundo todo. Na Amazônia eles são ainda pouco conhecidos, embora a sua importância ecológica seja imensa. Para reduzir essa carência no conhecimento científico é necessário coletá-los não apenas em diversos locais, mas também em vários momentos no tempo, pois a maior parte deles frutifica em ciclos rápidos e sazonais.
Na Reserva Ducke, em conjunto com um time que reuniu especialistas em taxonomia, encontrei as 3 novas espécies de fungos gasteróides. Elas incluem uma nova espécie do gênero Scleroderma e outras duas do gênero Morganella. O resultado deste trabalho levará a publicação de um Guia de Fungos Macroscópicos da Amazônia Central, que fará parte da série de guias publicados pelo Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) que já tem volumes sobre sapos, lagartos, samambaias e ervas da ordem Zingiberales.
A maior parte dos fungos desconhecidos pela ciência está em florestas tropicais no mundo todo. A Amazônia, maior extensão de floresta tropical do planeta, é particularmente pouco estudada e guarda ainda centenas de descobertas, algumas das quais podem ter aplicações importantes na indústria farmacêutica e na alimentação humana. Mais espécies deste e outros grupos de fungos estão em processo de descrição e serão publicadas em breve.
Os trabalhos sobre essas descobertas foram escritos em parceria com os pesquisadores Iuri Baseia, Donis Alfredo, Anileide Leite e Vagner Cortez e saíram recentemente na revista especializada em taxonomia de fungos Mycosphere.
![]()  | 
 ![]()  | 
O incrível reino dos fungos
Cientistas apresentam provas contra fungo mortal
 Saiba mais
 Guias de Identificação do PPBio
 Para baixar os artigos completos
 ALFREDO D.S., LEITE A.G., BRAGA-NETO R., CORTEZ V.G., BASEIA I.G. 2012 – Scleroderma minutisporum, a new earthball from the Amazon rainforest.  Mycosphere 3(3), 294–299.
 ALFREDO D.S., LEITE A.G., BRAGA-NETO  R.,  BASEIA I.G.  2012  – Two new Morganella  species  from  the Brazilian Amazon rainforest. Mycosphere 3(1), 66-71.
Leia também
						
		Primeiras Cotas de Reserva Ambiental emitidas no país vieram da Mata Atlântica
Incluindo uma RPPN, governo inaugura um mercado que pode movimentar R$ 12,75 bi anuais regularizando passivos rurais →
						
		ONGs reforçam elo entre biodiversidade e clima na COP 30 em Belém
Ao integrar agendas climáticas, de biodiversidade e de conservação de espécies, o terceiro setor transforma soluções isoladas em benefícios mútuos →
						
		Controle no desmatamento faz emissões brasileiras recuarem 17% em 2024
Poluição climática teve maior queda em 16 anos, mostra SEEG. Mesmo assim, Brasil não deve cumprir meta climática estabelecida para 2025 →
					
					






