![]() |
Fungos são organismos surpreendentes e imprescindíveis para o funcionamento dos ecossistemas terrestres, sendo responsáveis pela decomposição de matéria orgânica e pela reciclagem de nutrientes em florestas do mundo todo. Na Amazônia eles são ainda pouco conhecidos, embora a sua importância ecológica seja imensa. Para reduzir essa carência no conhecimento científico é necessário coletá-los não apenas em diversos locais, mas também em vários momentos no tempo, pois a maior parte deles frutifica em ciclos rápidos e sazonais.
Na Reserva Ducke, em conjunto com um time que reuniu especialistas em taxonomia, encontrei as 3 novas espécies de fungos gasteróides. Elas incluem uma nova espécie do gênero Scleroderma e outras duas do gênero Morganella. O resultado deste trabalho levará a publicação de um Guia de Fungos Macroscópicos da Amazônia Central, que fará parte da série de guias publicados pelo Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) que já tem volumes sobre sapos, lagartos, samambaias e ervas da ordem Zingiberales.
A maior parte dos fungos desconhecidos pela ciência está em florestas tropicais no mundo todo. A Amazônia, maior extensão de floresta tropical do planeta, é particularmente pouco estudada e guarda ainda centenas de descobertas, algumas das quais podem ter aplicações importantes na indústria farmacêutica e na alimentação humana. Mais espécies deste e outros grupos de fungos estão em processo de descrição e serão publicadas em breve.
Os trabalhos sobre essas descobertas foram escritos em parceria com os pesquisadores Iuri Baseia, Donis Alfredo, Anileide Leite e Vagner Cortez e saíram recentemente na revista especializada em taxonomia de fungos Mycosphere.
![]() |
![]() |
O incrível reino dos fungos
Cientistas apresentam provas contra fungo mortal
Saiba mais
Guias de Identificação do PPBio
Para baixar os artigos completos
ALFREDO D.S., LEITE A.G., BRAGA-NETO R., CORTEZ V.G., BASEIA I.G. 2012 – Scleroderma minutisporum, a new earthball from the Amazon rainforest. Mycosphere 3(3), 294–299.
ALFREDO D.S., LEITE A.G., BRAGA-NETO R., BASEIA I.G. 2012 – Two new Morganella species from the Brazilian Amazon rainforest. Mycosphere 3(1), 66-71.
Leia também

Marina Silva recebe Medalha John C. Phillips por contribuições na conservação da natureza
Prêmio foi dado para ministra do Meio Ambiente durante Congresso Mundial de Conservação da IUCN, em reconhecimento ao seu trabalho na área ambiental →

Fundo Clima amplia apoio à restauração florestal com financiamentos para Belterra e Suzano
Projetos somam R$ 350 milhões e abrangem a recuperação de mais de 27 mil hectares nos biomas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica →

A destinação de terras públicas: a política climática que o Brasil precisa adotar já
Quando uma floresta pública ganha uma identidade jurídica clara e uma presença estatal definida, o crime perde seu principal ativo →