Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Izabella Teixeira bate boca com manifestantes na Rio+20

Daniele Bragança
sexta-feira, 22 junho 2012 20:04
Evento realizado na Rio+20. Foto: Ascom/MMA.

Informalmente, tradutores oficiais da Rio+20 elegeram o momento mais constrangedor da conferência: o bate-boca, ontem, na Tenda 2 do Riocentro, entre a ministra Izabella Teixeira e manifestantes. A discussão caiu no Youtube.

O vídeo, de 9 minutos e 44 segundos, registra o momento em que uma manifestante começa a gritar, em inglês, contra a política ambiental do Brasil. Izabella é a todo momento interrompida, mas consegue retomar a fala e responde aos manifestantes. A qualidade das imagens não é boa, mas vale assistir para ouvir as explicações da ministra sobre o Código Florestal, Belo Monte e democracia.

Em trecho, perto da metade do vídeo, Izabella diz:

Belo Monte não foi licenciada por mim, Belo Monte foi licenciada pelo ministro Carlos Minc. Belo Monte foi uma decisão tomada pelo licenciamento do Ibama, que eu estou fazendo todos os esforços, acabei de fazer reunião com 30 lideranças indígenas, exatamente, para corrigir se estiver mal feito.

O barraco aconteceu quando a ministra Izabella participava da mesa denominada “Política brasileira de redução do desmatamento: lições aprendidas, desafios e oportunidades para a cooperação internacional”.

Estava presentes: Luciano Coutinho, presidente BNDES; Johaness Eck, representante da Casa Civil do Brasil; Deborah Wetzel, do Banco Mundial; Jane Smart, das Nações Unidas; e Tarso Azevedo, especialista em política florestal.

O site do Ministério do Meio Ambiente publicou um texto sobre o encontro, mas não registrou o incidente com os manifestantes.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.