As cores e as formas do Pantanal vistas do espaço
Geonotícia
Jornalismo feito com imagens de satélite e ferramentas geoweb

As cores e as formas do Pantanal vistas do espaço

Paulo André Vieira
domingo, 3 fevereiro 2013 14:00

Encerrada no dia 2 de fevereiro de 1971, a Convenção de Ramsar foi um marco importante para a conservação e utilização sustentável das zonas úmidas do planeta. Nela foram discutidas formas de deter a progressiva destruição dessas regiões de vital importância ecológica, econômica, cultural e científica. Desde 1997 é comemorada nesta data o Dia Mundial das Zonas Úmidas.

A maior área úmida continental do planeta é nosso Pantanal, lar de pelo menos 4.700 espécies, incluindo plantas e vertebrados, sendo um santuários essencial para as diversas espécies de aves migratórias, viveiros críticos para a vida aquática e refúgios para criaturas como o jacaré-do-pantanal, o cervo-do-pantanal e a onça-pintada.

Visto do espaço o Pantanal oferece imagens impressionantes, com suas extensas áreas inundadas, lagos e rios refletindo a luz do sol e o verde da vegetação rica e variada.

Para começar as comemorações do Dia Mundial das Zonas Úmidas, veja abaixo algumas imagens de satélite do pantanal, capturadas no Google Earth, que parecem ter nascido da imaginação de um pintor.


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.