Fotografia

Diário da Antártica

Veja fotos de livro sobre a missão brasileira no continente gelado. Elas contam do dia-a dia de pesquisadores e revelam em detalhes a impressionante biodiversidade local.

Haroldo Palo Jr. ·
21 de junho de 2008 · 17 anos atrás

Participo de viagens à Antártica desde 1984. Praticamente desde quando a Estação Brasileira passou a ser operacional. De lá para cá fiz 11 viagens. Além de fotografias fizemos também alguns documentários em vídeo.

Trabalhar na Antártica, para se obter imagens, não é muito diferente de outros locais. O branco nem sempre é um problema. O que mais incomoda é o céu nublado que predomina na região. O frio também pode atrapalhar porque enfraquece as baterias. Mas é só ter uma de reserva num bolso quente que nunca vai ficar sem fotografar.

Os animais colaboram como em nenhum outro local da Terra. Lá ninguém precisa de teleobjetiva. Os bichos estão sempre por perto e permanecem por perto. Não temem a presença de pessoas.

É o local mais impressionante da Terra. Nem parece nosso planeta.

Acabamos de publicar um novo livro que conta a história dos primeiros 25 anos de atividades do Brasil na Antártica. Pode ser adquirido no site: www.avisbrasilis.com.br. Só temos 100 exemplares para atender aos interessados.

Leia também

Salada Verde
28 de novembro de 2025

Evento debate caminhos para financiar restauração ecológica e conservação no RJ

Encontro estadual irá discutir Cotas de Reserva Ambiental e mecanismos de financiamento no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, nos dias 1 e 2 de dezembro

Notícias
28 de novembro de 2025

Organizações planejam ir ao STF contra derrubada de vetos do PL do Licenciamento

Parlamentares “recriaram” PL da Devastação, ao derrubar 56 dos 63 vetos feitos por Lula na nova lei sobre licenciamento. Manifestação é organizada para domingo

Colunas
28 de novembro de 2025

Oceano ausente nos documentos finais da COP30, mas com avanços em acordos paralelos

A COP30 foi um marco inicial da inclusão do oceano na diplomacia climática, mas falhou ao não dar o destaque que o ambiente marinho merece tanto quanto as florestas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.