Salada Verde

Senado aprova MP da Grilagem

Agora, lotes com até 1.500 hectares serão vendidos sem licitação a pessoas físicas e jurídicas, com prazo de 20 anos para pagamento. Poderão ser vendidos após três anos.

Salada Verde ·
4 de junho de 2009 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A noite de ontem foi marcada por uma derrota do movimento ambientalista em plena semana do meio ambiente: o Senado aprovou a conversão da Medida Provisória 458 em lei. Assim, lotes com até 1.500 hectares serão vendidos sem licitação a pessoas físicas e jurídicas de bem e que ocupam as áreas desde antes de 1º de dezembro de 2004, mas também a posseiros e grileiros de terras na Amazônia. O prazo para pagamento dos lotes é de 20 anos. A relatora da medida foi a senadora Kátia Abreu (DEM/TO). A matéria aguarda agora sanção de Lula.

O tema foi aprovado com 37 votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção. Para análise das concessões de terras, não serão observados títulos ou documentos, mas sim o “uso efetivo” da área. Lotes maiores poderão ser vendidos depois de três anos.

Na visão de ambientalistas, a medida é um poderoso acelerador da ocupação desordenada, da grilagem e do mercado ilegal de terras na Amazônia. Uma semana do meio ambiente para ficar na história, marcada pelo bate-boca de baixo nível entre ministros e pela proposta de extinção de uma área protegida em nome do desenvolvimento econômico.

Leia também

Salada Verde
18 de setembro de 2025

4ª Virada Cultural Amazônia em Pé mobiliza país neste final de semana

Na contagem regressiva para COP 30 brasileira, campanha nacional pressiona pela proteção de florestas públicas não destinadas na Amazônia

Notícias
18 de setembro de 2025

146 ativistas ambientais foram assassinados em 2024, segundo a Global Witness

Com 12 mortes registradas somente no ano passado, Brasil fica atrás apenas da Colômbia, Guatemala e México no ranking de países com mais assassinatos de ambientalistas

Salada Verde
18 de setembro de 2025

Rio terá final de semana de evento com foco em água e conservação

Festival Liv Mundi ocorre neste final de semana no Rio de Janeiro, com o tema “A Dança das Águas”, e traz exibição do documentário “Mulheres na Conservação"

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.