Colunas

Fotografia: Fazendas Urbanas

A proximidadede lavouras e centros residenciais, estabelece uma curiosa relação entre produto e consumidor.

14 de novembro de 2011 · 10 anos atrás
  • Victor Moriyama

    Victor Moriyama é um fotojornalista brasileiro baseado em São Paulo.

 

Conceito nascido no bairro do Greenpoint, Brooklyn (Nova York-EUA), onde o excesso de prédios e a falta de espaços para o cultivo de vegetais forçou a criação de áreas verdes nas coberturas dos edifícios, as fazendas urbanas avançaram a passos largos em diversas regiões do planeta. Nas grandes metrópoles, cada metro quadrado é disputado a preços elevados, e desta forma, o antes inutilizado topo dos prédios funcionaria como uma bela alternativa para a captação de água da chuva, energia solar e também para a plantação de alimentos.

Ao contrário da ideológica e prática ideia do Greenpoint, no qual os produtos orgânicos impulsionavam a conscientização da população, muitas cidades brasileiras apresentam um panorama híbrido entre o rural e o urbano.

A proximidade geográfica de lavouras tradicionais, com produção mecanizada e uso de pesticidas, e centros residenciais, estabelece uma curiosa relação entre produto e consumidor.

Os alimentos chegam em seu estado bruto para o freguês, visto que eliminam a etapa dos filtros que os grandes varejos aplicam nos alimentos. É possível, por exemplo, encontrar nestas regiões alfaces com tamanho até quatro vezes maior que as oferecidas nos supermercados e por preços semelhantes ou inferiores.

Em São José dos Campos, interior de São Paulo, uma vasta área extremanente privilegiada por sua localização próxima ao centro, está com os dias contados. A prefeitura local pretende desapropriar estes pequenos produtores, e outros moradores locais, para a criação da Unidade de Conservação e Proteção Ambiental denominada Parque Estadual do Banhado, com o apoio financeiro da Petrobrás.

Com a reconfiguração do espaço, novas relações sociais irão se estabelecer, e quem sabe, o conceito do GreenPoint ganhe força nesta nova ordem espacial de São José dos Campos.

Leia também

Notícias
24 de setembro de 2021

Ameaçado pelo avanço da agricultura, Pampa é o bioma que mais perde vegetação nativa

Levantamento do Mapbiomas mostra que em 36 anos o segundo menor bioma do país perdeu 21,04% de sua cobertura vegetal. Maior parte da perda foi para a produção de soja

Notícias
24 de setembro de 2021

Servidores da Bahia entram com ação contra “Secretária-Diretora” do Meio Ambiente no estado

Associação de servidores ambientais denuncia inconstitucionalidade do acúmulo de cargos de chefia na área ambiental do estado exercido por Márcia Telles há mais de 4 meses

Notícias
23 de setembro de 2021

Sociedade civil repudia propostas antiambientais da Economia

Planos de Paulo Guedes e setor empresarial para o meio ambiente estão sendo analisados pelo Ibama, que tem até dia 30 de setembro para responder

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta