Reportagens

A Transcarioca de ponta a ponta

Da zona oeste à zona sul, o caminho de trilhas que fará os excursionistas e aventureiros conhecerem o Rio de Janeiro da cabeça aos pés.

Duda Menegassi ·
21 de dezembro de 2012 · 13 anos atrás

Use os botões no canto inferior direito para ampliar o mapa

O mapa com o trajeto completo da Transcarioca mostra o percurso que irá começar na Restinga de Marambaia e terminará ao lado do Pão de Açúcar. São cerca de 150 quilômetros de trilha, com alguns trechos no asfalto. O caminho passa por unidades de conservação, como o Parque Municipal de Grumari, o Parque Estadual da Pedra Branca e o Parque Nacional da Tijuca, e cruza o Rio de Janeiro pela costa, de ponta a ponta.

Nem todos os trechos já estão devidamente sinalizados e aptos ao uso público, porém a previsão é de que, até as Olimpíadas de 2016, o caminho completo já possa ser percorrido sem problemas pelos visitantes que toparem o desafio de completá-la, ou mesmo, aos que apenas desejam fazer um trecho de sua extensão. No mapa, as ramificações são trechos de bate-volta, em direção a algum atrativo próximo ao eixo principal da trilha. E sem dúvida não faltam atrações neste caminho de belezas cariocas.

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Salada Verde
3 de julho de 2025

Resolução das Nações Unidas pode reforçar o combate ao tráfico de vida selvagem

Ainda não foram concluídas as investigações sobre casos registrados nos últimos anos, com espécies brasileiras

Notícias
3 de julho de 2025

Queixadas voltam a ser registradas na região serrana do Rio de Janeiro

Após mais de 80 anos sem registros e considerados localmente extintos, populações de queixadas são documentadas na Reserva Biológica Estadual de Araras

Análises
2 de julho de 2025

Ausência de justiça orçamentária é parte da crise ambiental

Conservar é uma estratégia preventiva de gestão de riscos, com efeitos em saúde, infraestrutura e educação, além de ser mais barato do que recuperar territórios degradados

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 1

  1. Rafael diz:

    Como anda o processo de implementação da Transcarioca?
    Moro na serra dos Pretos Forros e gostaria de colaborar.