Salada Verde

Biodiversidade cada vez mais ameaçada

Novo estudo publicado nesta quinta na revista científica Science, mostra que ao contrário do que prometeram os governos em 2002, houve acelerada degradação de habitats e extinção continuada de espécies.

Salada Verde ·
29 de abril de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

 O ano internacional da biodiversidade, 2010, não é até agora um momento de boas notícias. Bem o contrário: um novo estudo publicado nesta quinta na revista científica Science, mostra que ao contrário do que prometeram os governos em 2002, houve acelerada degradação de habitats e extinção continuada de espécies.

Esta foi a primeira avaliação independente sobre o status do cumprimento das metas traçadas na Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) . Utilizando mais de 30 indicadores como tamanho das populações das espécies ameaças de extinção, extensão de seus habitats e cobertura de áreas protegidas, o estudo não encontrou evidência de redução significativa na taxa de declínio de perda da biodiversidade.

De acordo com o Programa do Meio Ambiente das Nações Unidas, desde 1970 as populações de fauna sofreram 30% de redução, a área de mangues e gramas marinhas foi reduzida em 20% e a cobertura de corais vivos em 40%.

“Nossa análise mostra que os governos falharam no cumprimento dos compromissos assumidos em 2002”, disse, em nota distribuida pela ONG Conservação Internacional, o principal autor do estudo, Stuart Butchart, cientista do Centro de Monitoramento da Conservação Mundial do Programa do Meio Ambiente da ONU e da ONG BirdLife International. “A velocidade da perda da biodiversidade é a mais rápida já evidenciada e há pouco progresso na redução das pressões sobre as espécies, habitats e ecossistemas”, completa.

Delegações de praticamente todos os países do mundo se reunirão em outubro deste ano para em Nagoya, no Japão, para a 10a Conferência das Partes da Convenção de Diversidade Biológica, onde discutirão novas metas para a proteção da biodiversidade.

Leia também

Salada Verde
25 de abril de 2024

Deputados mineiros voltam atrás e maioria mantém veto de Zema à expansão de Fechos

Por 40 votos a 21, parlamentares mantém veto do governador, que defende interesses da mineração contra expansão da Estação Ecológica de Fechos, na região metropolitana de BH

Notícias
25 de abril de 2024

Do Brasil à Colômbia, conservação ambiental através da literatura

Feira do livro de Bogotá traz os biomas brasileiros em destaque, com uma curadoria literária voltada para o meio ambiente

Análises
25 de abril de 2024

Escazú não é prioridade? 

Escazú chega à terceira COP sem que o Brasil o tenha ratificado. Delegação brasileira conta com ampla participação da sociedade civil, mas ausência de alto escalão grita

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.