Salada Verde

Devastação na Mata Atlântica

Colunista de O Eco registra em fotos desmatamento de áreas de preservação permanente nas cabeceiras do rio Itajaí, em Santa Catarina. Denúncia foi encaminhada ao Ibama.

Salada Verde ·
26 de janeiro de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O colunista de O Eco e fundador do Instituto Rã-Bugio, Germano Woehl Jr, nos enviou uma denúncia de desmatamento nas cabeceiras do rio Itajaí, em Itaiópolis (SC). Autor do blog “O Defensor da Natureza”, Germano registrou em fotos do dia 19 de janeiro a derrubada feita em área de preservação permanente.

“Descobri que a proprietária reside em São Paulo e está realizando investimentos em reflorestamento de pinus e eucalipto nas áreas de APP nas cabeceiras do rio Itajaí, em Itaiópolis (SC)”. diz Germano.”Não faz muito tempo, destruiu com trator-de-esteira outra área nos grotões das cabeceiras do rio Itajaí e surpreendeu a todos pela ousadia de destruir um lugar que parecia ser uma barreira intransponível para o ser humano”, ele continua.

A denúncia foi encaminhada para a superintendência do Ibama de Santa Catarina, mas nenhuma providência foi tomada.

Leia também

Colunas
13 de fevereiro de 2026

Perigos explícitos e dissimulados da má política ambiental do Brasil

pressões corporativas frequentemente distorcem processos democráticos, transformando interesses privados em decisões públicas formalmente legitimadas

Notícias
13 de fevereiro de 2026

Transparência falha: 40% dos dados ambientais não estavam acessíveis em 2025

Das informações ambientais disponibilizadas, 38% estavam em formato inadequado e 62% desatualizadas, mostra estudo do Observatório do Código Florestal e ICV

Análises
13 de fevereiro de 2026

O Carnaval é termômetro para medir nossos avanços no enfrentamento da crise climática

Os impactos da crise climática já são um problema do presente. Medidas políticas eficazes de prevenção aos eventos climáticos extremos não podem ser improvisadas às vésperas das festividades

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.