Salada Verde

PCHs ameaçam Veadeiros

Audiência pública em Alto Paraíso tratará de 22 projetos de pequenas centrais hidrelétricas para a região da Chapada dos Veadeiros.

Salada Verde ·
2 de novembro de 2009 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Foto: Adriano Gambarini
Foto: Adriano Gambarini

Mesmo conhecendo o problema, órgãos ambientais não têm se movimentado com a força esperada para proteger espécies ameaçadas e evitar impactos diretos e indiretos ao turismo e a possibilidades de desenvolvimento sustentável regional. 

“As usinas afetarão o ecoturismo, o turismo de aventura e o modo de vida de pessoas. As barragens são projetadas em corredeiras adequadas para o rafting. Se continuar assim, uma hora não haverá mais rios disponíveis”, ressaltou Maurício Martins, da Itakamã, agência de turismo que aproveita as belezas de Veadeiros.

Como as usinas estão fora das doze unidades de conservação regionais, de início o ICMBio jogou a batata-quente no colo do Ibama recomendando maior atenção ao licenciamento das barragens. A área de espécie ameaçadas do órgão deveria agir, já que não há “ação mitigadora” que salve animais extremamente sensíveis como o pato-mergulhão (foto). Entidades civis que têm pleiteado posicionamento mais firme do órgão não descartam denúncias ao Ministério Público Federal.

Na área de influência das pchs ficam o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a Área de Proteção Ambiental do Pouso Alto e as RPPNs Cachoeira das Pedras Bonitas, Campo Alegre, Vale dos Sonhos, Mata Funda, Vale Encantado da Cachoeira dos Cristais, Escarpas do Paraíso, Vita Parque, Cara Preta e Parque da Capetinga.

Proprietários de terras na região tem sido assediados para vender seus lotes em áreas onde podem ser plantadas usinas e seus reservatórios. Outros já venderam.

Confira aqui documentos úteis para a audiência pública:
Estudo Integrado da Bacia Hidrográfica do Rio Tocantinzinho (PDF, 12Mb)
Plano de Ação para a Conservação do Pato-mergulhão / Ibama, 2006 (PDF,2Mb)

Saiba mais:
Pato ameaçado por energia limpa

Leia também

Salada Verde
9 de maio de 2025

Consulta pública do MMA busca definir novo Plano de Dados Abertos

Cidadãos e organizações podem participar da elaboração do PDA até 21 de maio de 2025. Objetivo é dar maior transparência e acessibilidade dos dados ambientais

Notícias
8 de maio de 2025

Alertas de desmatamento na Amazônia aumentam 55% em abril

Apesar da taxa do Deter no acumulado do ano mostrar estabilidade, com queda de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior, alta do desmatamento na Amazônia em abril liga alerta

Reportagens
8 de maio de 2025

A tragédia do plástico num santuário de aves marinhas

Esse e outros resíduos já contaminaram animais e ambientes na Baía de Paranaguá, de praias a ilhas e unidades de conservação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.