Salada Verde

Falta um plano para a Amazônia

Ausência do Estado, a falta de orçamento e a inexistência de um plano global de desenvolvimento mantêm o atraso presente na Amazônia.

Salada Verde ·
29 de outubro de 2009 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

“Quando um viajantre britânico passou pela região em 1911, contou que um dos moradores lhe disse: ‘Governo? O que é isso? Não sabemos de governo nenhum aqui!’. O local era um paraíso para bandidos, fugitivos e caçadores de fortuna com armas na cinta, laçando onças para fugir do tédio e matando sem hesitação”, escreveu sobre a Amazônia o repórter David Grann em seu livro Z – A cidade perdida, deste ano. De lá para cá muita coisa mudou, ou não, principalmente quando o assunto é presença do governo e planejamento para a região.

Especialistas, empresários, ongs e administradores públicos reunidos em Belém no último dia da terceira edição do Fórum Amazônia Sustentável apontaram que a ausência do Estado, a falta de orçamento e a inexistência de um plano global de desenvolvimento mantêm o atraso presente na Amazônia.

José Eli da Veiga, da Universidade de São Paulo, comentou que falta um projeto nacional para desenvolver a região. “O PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) é o único plano que o governo tem para pôr na mesa em relação à Amazônia’’, criticou. Segundo ele, a omissão do Estado brasileiro em relação a propostas de desenvolvimento na região deverá ser suprida em parte pelas empresas e ONGs que lá atuam. “Mesmo assim, o governo precisa estar presente e não apenas asfaltando estradas e construindo usinas”, disse  o especialista.

Já Ignacy Sachs afirmou que é preciso uma revolução tecnológica a partir de investimentos maciços e estímulo à educação científica. Ele apontou para a necessidade de investimentos em pesquisa sobre biodiversidade, implementação efetiva do Zoneamento Econômico Ecológico e exigência de certificação para os produtos florestais. “Com 25 milhões de habitantes e a maior biodiversidade do planeta, a Amazônia tem condições de se tornar um laboratório para as sociedades do futuro”, destacou o diretor do Centro de Estudos sobre o Brasil Contemporâneo da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris.

Para o representante do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Rubens Gomes, tão urgente quanto isso é combater a tentativa de desmonte da legislação ambientalista que está em curso no país. “O fórum deverá se posicionar sobre isso em um documento a ser enviado ao governo”, adiantou Gomes, conforme nota distribuída pela assessoria do evento.

Leia também

Notícias
19 de agosto de 2025

Suspensão da Moratória da Soja coloca em risco clima e economia do país, dizem organizações

Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) suspendeu acordo por suposta prática de cartel. Acordo freou desmatamento na Amazônia

Notícias
19 de agosto de 2025

Nova espécie de árvore é encontrada na Mata Atlântica mineira

O achado científico é de pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Árvore é da família das mirtáceas e pode atingir até seis metros de altura

Notícias
19 de agosto de 2025

Em sexta carta, presidente da COP30 convoca países a elevar ambição climática 

Documento reforça urgência na apresentação das NDCs, destaca financiamento climático e anuncia consultas internacionais para preparar o caminho das negociações em Belém

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.