Um estudo publicado na revista Trends in Ecology and Evolution revisou os impactos sobre a fauna causados por ruídos originários de rodovias, áreas industriais e outras coisas que humanos constroem. Um grande número de espécies evita áreas com poluição sonora crônica, como os arredores de rodovias, e a reprodução de espécies que dependem de comunicação sonora, de anfíbios a aves, é prejudicada. Estes impactos estão sendo observados até mesmo em áreas protegidas.
Falando nisso, o ruído causado pelos vôos de helicóptero no Parque Nacional do Iguaçu são de tirar do sério qualquer um que queira aproveitar a natureza sem se sentir na marginal do Tietê. Também vale lembrar que é costume no Brasil usar estradas como limites para unidades de conservação e da “solução” aventada por Carlos Minc para proteger espécies na Floresta Nacional Mário Xavier, em Seropédica (RJ). Para o “especialista”, basta plantar umas chapas de ferro que ficará tudo bem para animais ameaçados que vivem naquela “área protegida”.
Saiba mais:
Solução à queima roupa
Grades para a perereca
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Integração de cadastros proposta por Flávio pode beneficiar produtores dos EUA e da Argentina
Especialistas alertam que a medida pode comprometer a rastreabilidade da produção rural, a confiança de compradores internacionais e o acesso do Brasil a mercados externos →
O país que queremos construir passa pelos nossos parques
Reconhecer nossa vocação para o turismo de natureza é valorizar nosso patrimônio natural e transformá-lo em desenvolvimento sustentável →
Conservar a Amazônia exige cuidar de quem vive nela
A conservação ambiental somente se sustenta no longo prazo quando também melhora a vida das populações que habitam os territórios →

que estudo?que numero da revista? estudo de que autor?
informação aleatória, fazer pesquisa no Brasil é horrível.
Concordo