Notícias

Menos um empecilho ambiental

Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso revoga único instrumento de gestão da APA da Chapada dos Guimarães em meio a obras da Copa de 2014 e à chegada de empreendimentos turísticos.

Redação ((o))eco ·
6 de agosto de 2009 · 15 anos atrás

Nesta semana, a secretaria de meio ambiente de Mato Grosso revogou o único documento que dá alguma orientação à gestão da Área de Proteção Ambiental da Chapada dos Guimarães, considerada zona tampão do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. O secretário Luiz Henrique Daldegan não precisou de mais do que duas linhas e meia para justificar a revogação do macrozoneamento da APA: “só pode ser feito por lei ordinária”. Assim, como as regras para uso e ocupação da área protegida foram estabelecidas pela própria secretaria por portaria, não lei, foi preferível revogá-la para deixá-la sem instrumento de gestão. Há pouco mais de dois meses, Cuiabá ganhou o direito de ser uma das cidades-sede para a Copa de 2014 e desde janeiro seu secretário de turismo propagandeia uma série de investimentos, como teleféricos, resorts, campos de golfe e outros no entorno da Chapada. Para concretizá-los, acabaram de se livrar de mais um empecilho ambiental.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.