Salada Verde

Desintoxicando as prateleiras

Governo e redes varejistas apertam as mãos para estender análises de agrotóxicos aos grandes supermercados. Pressão econômica pode reduzir uso de venenos na produção agrícola nacional.

Salada Verde ·
31 de julho de 2009 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Abras – Associação Brasileira de Supermercados e Grupo Pão de Açúcar assinam nesta segunda (3) um acordo para padronizar os testes que detectam resíduos de agrotóxicos em alimentos. A idéia é disparar um movimento para que o maior número possível de supermercados adote o modelo oficial de análises, ampliando a base de dados da agência e futuramente rastreando os alimentos mais contaminados até sua origem, nas lavouras.

O programa governista que mede resíduos de agrotóxicos nos alimentos analisa 160 substâncias em produtos coletados nas redes varejistas. Atualmente, apenas Alagoas está de fora da iniciativa.

O Pão de Açúcar tem um programa piloto para testes desde junho de 2007, verificando resíduos em frutas, legumes e verduras que comercializa. As análises envolvem todos os fornecedores de todas as lojas do grupo. A empresa chegou a contratar agrônomos para verificar e orientar produtores em campo. “O objetivo é ampliar esse tipo de iniciativa”, disse Daniela Jorge, da área de agrotóxicos da Anvisa.

Reunindo os principais grupos do setor, a Abras tem todo o interesse em levar as avaliações de resíduos tóxicos às grandes redes, inclusive porque alimentos contaminados vendem menos. “Queremos criar um modelo comum de análises para o empresariado mercadista, com baixo custo, e sempre em conformidade com a defesa dos consumidores”, disse Sussumo Honda, presidente da entidade.

Saiba mais:
Na pressão por mais agrotóxicos
Venenos ilegais no Sul
Articulação sobre uso de agrotóxicos
Monopólio de agrotóxicos

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.