Salada Verde

Fragilidade ambiental em SC

As chuvas incomuns em Santa Catarina não trouxeram à tona somente o descaso ambiental que ajudou a agravar a “catástrofe natural”. Elas também colocaram em xeque a viabilidade ambiental do Projeto Anitápolis, que prevê a abertura de uma mina de fosfato nas cabeceiras dos rios Braço do Norte e Pinheiros. A Prefeitura de Anitápolis, no sudoeste do estado, disponibilizou em seu site fotos do que restou do município depois das  enxurradas, o que, segundo o biólogo catarinense Jorge Albuquerque, sugere a fragilidade do solo nas encostas da cidade. “A remoção da cobertura florestal nas encostas da Serra do Rio Pinheiros, que em si já é um crime ambiental, por estar destruindo uma área de Floresta Atlântica situada em uma Área de Preservação Permanente, somados à lavra e seus terraços, exporá o solo às intempéries e, em uma situação como a que estamos vivenciando, ofereceria um imenso risco”, diz o pesquisador em seu site. Além de não suportarem chuvas como as que estão ocorrendo no estado, Albuquerque ainda argumenta que enchentes e desmoronamentos poderiam lançar grandes quantidades de cádmio do rejeito da mineração na bacia do Braço do Norte. A obra é investigada pelo Ministério Público Federal. O projeto está sendo tocado pela Indústria de Fosfatados Catarinense Ltda, empresa formada pela união da Bunge com Yara Brasil.

Salada Verde ·
1 de dezembro de 2008 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Leia também

Colunas
11 de fevereiro de 2026

A Fotografia em tempos de IA: transformação ou extinção?

Pedir para a Inteligência Artificial criar uma imagem através de comandos pode, à princípio, ser inofensivo, mas o que acontecerá a longo prazo?

Salada Verde
11 de fevereiro de 2026

STF dá prazo de 24 meses para Congresso regulamentar mineração em terras indígenas

Decisão reconhece omissão legislativa, fixa prazo de dois anos para regulamentação e estabelece parâmetros provisórios para pesquisa e lavra mineral enquanto a lei não é aprovada

Reportagens
11 de fevereiro de 2026

Milhares de projetos minerários ameaçam água e biodiversidade na maior cordilheira do Brasil

Extração crescente na Serra do Espinhaço atende inclusive à demanda por insumos críticos para a transição energética

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.