Salada Verde

Crescimento em progressão geométrica

O problema do lixo eletrônico é que, se não tiver destinação adequada, pode acabar em aterros e lixões, contaminando o solo e as águas com metais pesados. Só o Brasil consome, todos os anos, 1,2 bilhão de pilhas e 400 milhões de baterias de celular. Para piorar, estimativas revelam que 40% das pilhas comuns vendidas no Brasil são falsificadas, produzidas ou importadas sem controle e podendo ter um teor de metais pesados superior ao permitido pela legislação. Outros números confirmam o quadro: até 2012, a previsão é que o Brasil chegue à marca de 100 milhões de computadores; o país já possui cerca de 140 milhões de celulares com tempo médio de utilização de 18 meses; um chip exige 72 gramas de substâncias químicas e consome 32 litros de água para ser produzido; menos de 1% do lixo eletrônico gerado no mundo é encaminhado para reciclagem.

Salada Verde ·
14 de novembro de 2008 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Leia também

Colunas
11 de fevereiro de 2026

A Fotografia em tempos de IA: transformação ou extinção?

Pedir para a Inteligência Artificial criar uma imagem através de comandos pode, à princípio, ser inofensivo, mas o que acontecerá a longo prazo?

Salada Verde
11 de fevereiro de 2026

STF dá prazo de 24 meses para Congresso regulamentar mineração em terras indígenas

Decisão reconhece omissão legislativa, fixa prazo de dois anos para regulamentação e estabelece parâmetros provisórios para pesquisa e lavra mineral enquanto a lei não é aprovada

Reportagens
11 de fevereiro de 2026

Milhares de projetos minerários ameaçam água e biodiversidade na maior cordilheira do Brasil

Extração crescente na Serra do Espinhaço atende inclusive à demanda por insumos críticos para a transição energética

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.