Salada Verde

Aprovado projeto que cria o Parque das Ilhas dos Currais

Criação do Parna Marinho das Ilhas dos Currais está tramitando há 10 anos no Congresso foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente do Senado.

Redação ((o))eco ·
5 de março de 2013 · 9 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Uma das ilhas que formam o arquiélogo. Dimensão do novo parque marinho ainda não foi definido. Foto: ACWB/skyscrapercity.
Uma das ilhas que formam o arquiélogo. Dimensão do novo parque marinho ainda não foi definido. Foto: ACWB/skyscrapercity.

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado aprovou nesta terça-feira (05) a criação do Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais, no litoral do Paraná. O projeto está tramitando há 10 anos no Congresso Nacional.

As Ilhas dos Currais são três pequenas ilhas formadas por costões de rochas e pedras. A ameaça do excesso de pesca na ilha motivou a elaboração do projeto, em 2003. Localizadas entre as baías de Guaratuba e Paranaguá, a cerca de 6,2 milhas da costa, a área do futuro parque pertence à União.

A Universidade Federal do Paraná realiza pesquisa no local, através de seu Centro de Estudos do Mar.

De acordo com o relatório do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), relator do projeto na CMA, nas ilhas dos Currais vivem mais de oito mil aves e é uma área excelente para pesquisas científicas: “do ponto de vista ambiental, a proposta para transformar a área mencionada em Parna é, sem dúvida, muito bem vinda, uma vez que a criação dessa unidade permitirá aliar a preservação de um recurso faunístico ímpar às práticas de mergulho e de visitação restritas a determinadas áreas, com incremento do turismo ecológico na região”, destaca no relatório.


Exibir mapa ampliado

Ainda segundo o relatório, o MMA se manifestou através de Nota Técnica reafirmando a posição em favor da criação do parque, já que “todas as Notas Técnicas até então elaboradas destacam a importância da região em sua integralidade, faltando estudos quanto a definição de limites, ação pertinente do ICMBio para instruir processo administrativo de criação e proposta de medida do Governo por meio de Decreto”.

O Projeto de Lei, de autoria do então deputado Luciano Pizzato, segue para ser votado no plenário da Casa e, se aprovado, vai à sanção presidencial.

Leia também

Notícias
13 de outubro de 2021

Desmatamento na Amazônia em setembro chega perto de 1000 km², aponta INPE

Sistema de alertas Deter indica que este é o segundo pior setembro da série histórica. Números ficam atrás apenas de 2019, quando os alertas indicaram perda de 1.454 km²

Notícias
13 de outubro de 2021

Área de pasto cresceu 200% na Amazônia nos últimos 36 anos

Atualmente, pastagens ocupam 154 milhões de hectares em todo país, área equivalente a quase todo estado do Amazonas, mostra levantamento do Mapbiomas

Colunas
13 de outubro de 2021

10 livros para mergulhar em conservação, parte 3: o canto do dodô

Dando sequência na série sobre grandes livros da conservação, apresento a obra-prima do jornalista David Quammen, um livro de um não-cientista que qualquer cientista teria orgulho de ter escrito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta