Salada Verde

Destinação correta dos eletroeletrônicos é tema de edital

Documento fixa critérios mínimos para assinatura de empresas com o governo. Descarte inadequado desses produtos gera problemas ambientais.

Redação ((o))eco ·
25 de fevereiro de 2013 · 11 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Descarte incorreto de eletroeletrônicos é perigoso para o meio ambiente e para a saúde. Foto: Coletivo verde
Descarte incorreto de eletroeletrônicos é perigoso para o meio ambiente e para a saúde. Foto: Coletivo verde

O Ministério do Meio Ambiente avança na regularização dos resíduos sólidos. Após lançar um portal apenas para tratar do assunto, o ministério publicou na semana passada edital que trata do sistema de logística reversa de eletroeletrônicos e seus componentes. O documento já está à disposição dos interessados no site do MMA e estabelece critérios para a viabilização de acordos entre governo e setor empresarial.

Por exemplo, o edital fixa prazo de 120 dias para as empresas que produzem eletroeletrônicos apresentem propostas que definam os detalhes de como funcionará o sistema de logística reversa do setor. Detalhes como a localização e a quantidade dos pontos de coleta e quem será responsável por recolher o produto.

“Este tipo de resíduo, cada vez mais presente no cotidiano, por conter elementos tóxicos como metais pesados em sua composição, representa um risco à saúde pública e ao meio ambiente ao ser descartado de forma indevida”, afirmou Sabrina Andrade, analista ambiental da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) do MMA, em nota publicada no site do Ministério.

Estão em análise e aguardam a aprovação do Comitê Orientador (CORI) propostas semelhantes de acordos setoriais, como das indústrias de lâmpadas fluorescentes e de embalagens em geral.

 

Leia também

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Salada Verde
17 de abril de 2024

Marina Silva é uma das 100 pessoas mais influentes de 2024, segundo a Time

Selecionada na categoria “líderes”, perfil de Marina destaca a missão da ministra em prol do combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Ela é a única brasileira citada na lista de 2024

Reportagens
17 de abril de 2024

Em audiência pública na ALMG, representantes da UFMG alertam para impactos da Stock Car

Reunião contou com reitora e diretores da universidade, mas prefeitura e organizadores da corrida faltaram; deputada promete enviar informações a patrocinadores da Stock Car

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.