![]() |
Nesta quinta-feira, dia 25 de outubro, a WWF-Brasil, em parceria com a KPMG e com o Ecocentro IPEC, lançará na cidade de Pirenópolis o projeto Biodiversidade nas Costas. O município goiano de 23 mil habitantes foi escolhido para ser o piloto desse projeto de educação ambiental e 100 educadores da cidade serão capacitados para trabalhar com o tema conservação do Cerrado em sala de aula.
O nome do projeto se chama Biodiversidade nas Costas porque o kit ambiental vem dentro de uma mochila, produzida com tecido de pára-quedas. São livros, vídeo, CD e outros materiais voltados a educadores e alunos, do ensino infantil ao médio.
“O objetivo do kit é levar informações relevantes sobre a conservação da biodiversidade do Cerrado, tendo em vista que é o bioma brasileiro mais ameaçado, com altas taxas de desmatamento e baixíssima proteção em termos de área protegidas […]. Nós apoiaremos esses educadores a desenvolver atividades voltadas à educação ambiental, que vão fortalecer a conscientização desses alunos e de seus familiares sobre a temática da conservação”, diz Julio César Sampaio, analista de conservação do Programa Cerrado Pantanal do WWF-Brasil.
Os professores do município tiveram 3 oficinas ao longo do ano, onde validaram o material produzido pela ONG. “Não é um material propositivo só da WWF, ele foi elaborado com a ajuda de educadores daquele município”, conta Julio Cesar.
O lançamento acontecerá no começo da noite de quinta-feira, no Teatro Municipal de Pirenópolis (GO), cidade histórica a 140 quilômetros de Brasília e a 130 quilômetros de Goiânia.
A expectativa é de que em 2014 novas cidades sejam contempladas com o projeto.
Leia também

“Tragédia anunciada”, ICMBio repudia aprovação do PL que flexibiliza licenciamento
O texto aprovado tira o poder do órgão de autorizar ou não empreendimentos com potenciais impactos em unidades de conservação federal e fragiliza proteção ambiental →

“Estamos vendo o Congresso comemorando a própria destruição”, diz ex-diretor do MMA
Em evento online, pesquisadores discutiram o papel da política na preservação da biodiversidade brasileira e a importância de uma regulamentação efetiva →

Há 25 anos, Sistema Nacional de Unidades de Conservação resiste
Em meio a ataques ao meio ambiente, SNUC se consolida como um dos principais mecanismos de proteção da biodiversidade brasileira →