
Informalmente, tradutores oficiais da Rio+20 elegeram o momento mais constrangedor da conferência: o bate-boca, ontem, na Tenda 2 do Riocentro, entre a ministra Izabella Teixeira e manifestantes. A discussão caiu no Youtube.
O vídeo, de 9 minutos e 44 segundos, registra o momento em que uma manifestante começa a gritar, em inglês, contra a política ambiental do Brasil. Izabella é a todo momento interrompida, mas consegue retomar a fala e responde aos manifestantes. A qualidade das imagens não é boa, mas vale assistir para ouvir as explicações da ministra sobre o Código Florestal, Belo Monte e democracia.
Em trecho, perto da metade do vídeo, Izabella diz:
Belo Monte não foi licenciada por mim, Belo Monte foi licenciada pelo ministro Carlos Minc. Belo Monte foi uma decisão tomada pelo licenciamento do Ibama, que eu estou fazendo todos os esforços, acabei de fazer reunião com 30 lideranças indígenas, exatamente, para corrigir se estiver mal feito.
O barraco aconteceu quando a ministra Izabella participava da mesa denominada “Política brasileira de redução do desmatamento: lições aprendidas, desafios e oportunidades para a cooperação internacional”.
Estava presentes: Luciano Coutinho, presidente BNDES; Johaness Eck, representante da Casa Civil do Brasil; Deborah Wetzel, do Banco Mundial; Jane Smart, das Nações Unidas; e Tarso Azevedo, especialista em política florestal.
O site do Ministério do Meio Ambiente publicou um texto sobre o encontro, mas não registrou o incidente com os manifestantes.
Leia também
Espírito Santo institui plano estadual de restauração alinhado ao PLANAVEG
Plano prevê assistência técnica, reforço da fiscalização e articulação de fontes de financiamento para a recuperação da vegetação nativa no estado →
Janeiro de 2026 e os sinais inegáveis do colapso da natureza
A crise climática demonstrou em menos de 30 dias que não respeita fronteiras e que o tempo de agir é agora, com ambição, justiça e responsabilização coletiva →
Cites aperta regras para exportação do bicudo e de mais cinco aves
Medidas mais rígidas de controle e fiscalização entrarão em vigor no dia 5 de março. Bicudo, curió e mais quatro pássaros do gênero Sporophila entraram no anexo 2 da convenção →




