Salada Verde

Vídeo Rio+20: diagrama combina objetivos ambiental e social

Coordenador internacional da Vitaes Civilis resume em cerca de 8 minutos o que se esperar da Rio+20. Ora de cuidar da rosquinha. Entenda.

Redação ((o))eco ·
1 de junho de 2012 · 10 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O coordenador internacional da ONG Vitaes Civilis, Aron Belinky, achou uma maneira muito interessante para explicar o que é a Rio+20 e os resultados que devemos esperar dela: o diagrama da rosquinha e porque é importante mantê-la intacta.
 
O diagrama da rosquinha, elaborado organização Oxfam, têm duas partes: a borda interna, que é o piso social, “balizados pelos direitos humanos, como o direito à educação, à alimentação adequada, à saúde e à participação política”, conforme o site da ONG. E a borda externa, ou “teto”, que são os limites naturais do planeta, a parte ambiental: “que precisam ser respeitados para evitarmos o colapso, como a mudança do clima e a biodiversidade”. Ou seja, viver de maneira sustentável é o equilibro entre o piso e o teto.

O diagrama da rosquinha é a bússola de um projeto de desenvolvimento sustentável, que é exatamente o que se busca na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento sustentável, a Rio+20. Veja o vídeo, de quase 8 minutos, e entenda porque chegou a hora de cuidar da rosquinha.
 

PS: o vídeo foi postado no site da ONG Vitae Civilis, mas a dica veio pelo blog Entre Colchetes, do jornalista Claudio Angelo.

Leia também

Notícias
1 de dezembro de 2021

Audiência Pública discute projeto de lei que quer municipalizar áreas de preservação em Angra dos Reis

Projeto que altera gestão da APA Tamoios é da deputada Célia Jordão, esposa do prefeito de Angra. Cerca de 40 organizações se manifestaram contrárias ao PL

Reportagens
30 de novembro de 2021

Há 8 anos na Câmara, projeto que cria uma lei para o mar ainda não tem votação à vista

Série de reportagens investiga motivos da longa tramitação do projeto de lei que institui a Política Nacional para Conservação e o Uso Sustentável do Bioma Marinho Brasileiro

Salada Verde
30 de novembro de 2021

Trilha Transmantiqueira ganha reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente

A trilha de longo curso que cruza a Serra da Mantiqueira agora faz parte oficialmente do programa Rede Trilhas, para promover conectividade, conservação e turismo

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta