Salada Verde

Morre o pequeno peixe-boi resgatado

Oitavo filhote da espécie resgatado este ano tinha aproximadamente dois meses e apenas 11 kg, quando já deveria pesar em torno de 20 kg.

Redação ((o))eco ·
7 de julho de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Na manhã desta quarta publicamos que os Voluntários da Associação Amigos do Peixe-Boi estavam preocupados com o estado de saúde de Iara, oitavo filhote da espécie resgatado este ano pela associação. Com aproximadamente dois meses, ela tem apenas 11 kg, quando já deveria pesar em torno de 20 kg. Mas acabamos de ser informados de a pequenina resgatada a 118 quilômetros de Manaus, morreu nesta quarta-feira à tarde.

Infelizmente, o histórico de peixes-bois resgatados com problemas de saúde não traziam esperança à Iara. Dois outros que estavam em situação até melhor do que ela não sobreviveram.

O animal precisou de uma sonda para se alimentar, porque não aceitou bem a mamadeira. Além disto, demonstra pouca disposição. “Ela está magra, debilitada, estressada, mas não está com nenhum machucado aparente”, afirmou a veterinária da Ampa, Paula de Souza no dia do resgate. De acordo com ela, o estado de saúde do filhote indica que ele foi separado há algum tempo da mãe, desde antes de ser encontrado pelos pescadores.

A Ampa manteve o nome dado ao filhote pela Comunidade, que foi levada a um tanque no Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa), onde era tratada. Iara foi resgatada no início da semana, em Autazes, interior do Amazonas. Ela havia sido encontrada por pescadores, que cuidaram o animal até a chegada da equipe da Ampa. Iara foi levada em um hidroavião até Manaus. Veja vídeo do resgate abaixo (Vandré Fonseca)

Leia também

Notícias
23 de fevereiro de 2024

Pouco mais de mil espécies representam metade das árvores tropicais do planeta, aponta estudo

Publicada na revista Nature, estimativa é de que 2,24% das espécies arbóreas da Amazônia, África e Sudeste Asiático correspondam a 50% dos 800 bilhões de árvores do bioma tropical

Notícias
22 de fevereiro de 2024

CEEE Equatorial terá que isolar fios da rede elétrica para proteger bugios, decide Justiça

Juiz acatou pedido do MP e concessionária de energia que atua na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS) terá que adequar o serviço para evitar morte de bugios

Notícias
22 de fevereiro de 2024

ICMBio convoca sociedade para analisar propostas de novas UCs

Ao todo, foram analisadas 219 propostas de criação ou ampliação de unidades de conservação em todos os biomas do país. Maior parte delas na zona costeira e marinha

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.