Salada Verde

História da Amazônia será preservada

Projeto da USP vai coletar informações sobre a história da Amazônia, relatando os acontecimentos que a transformaram em 50 anos

Salada Verde ·
23 de junho de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA) lançou recentemente o Projeto: “Amazônia em Transformação: História e Perspectiva”, coordenado pela antropóloga Maritta Koch-Wesser, presidente do Earth3000 (www.earth3000.org) e ex-diretora do Banco Mundial. O objetivo do acervo é o de preservar, coletar e catalogar informações sobre a história da Amazônia, relatando os acontecimentos que a transformaram durante os últimos 50 anos, além de salvar grandes processos de evolução sobre a floresta.

O trabalho primordial de Maritta é buscar, junto a empresas, agências e institutos, relatórios e arquivos que ficaram guardados e até mesmo esquecidos por muitas destas instituições.

A antropóloga Maritta Koch-Wesser é a coordenadora do projeto (foto: divulgação)
A antropóloga Maritta Koch-Wesser é a coordenadora do projeto. Foto: divulgação.

A antropóloga afirmou que esses arquivos vão ajudar a guardar a memória ameaçada da Amazônia, e existem muitos mapas guardados em acervos privados, que dificilmente seriam achados em bibliotecas públicas. O IEA deseja fazer um trabalho de digitalização dos arquivos encontrados, para disponibilizar em site acadêmico e até mesmo incentivar o uso da internet em pesquisas sobre a Amazônia. O acervo on-line irá constituir uma série de arquivos importantes que precisam ser preservados.

O projeto está divido em partes: recuperação, o portal Amazônia em Transformação, diálogos estratégicos, arquivos e biblioteca. Além disso, estuda-se o aproveitamento dos arquivos e histórias sobre a floresta para a criação do “Amazon Wikipédia” – site de busca com todos os dados do projeto. “O processo e história da região se tornaram grandiosas e se vê a necessidade de incentivar as pessoas a enxergarem a Amazônia como paralelo histórico da América do Sul”, acredita Maritta.

As pesquisas sobre o projeto “Amazônia em Transformação: História e Perspectiva” são aprofundadas e precisam de vastas buscas ao longo de anos de estudos na floresta amazônica. Existe uma necessidade de cautela nas buscas de informações, pois a Amazônia foi palco de histórias importantes no seu desenvolvimento, e que não podem passar em branco. O projeto procura parcerias com empresas nacionais e internacionais para colocar em prática toda a logística dos acervos.

Vários pesquisadores já disponibilizaram seus acervos pessoais para o projeto Amazônia em Transformação, como por exemplo Betty Mindlin, Mauro leonel, Paulo Nogueira Neto, Bertha Becker, Russel Mittermeier e Don Sawyer.(José Fernando Lima)

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.