Salada Verde

História da Amazônia será preservada

Projeto da USP vai coletar informações sobre a história da Amazônia, relatando os acontecimentos que a transformaram em 50 anos

Salada Verde ·
23 de junho de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA) lançou recentemente o Projeto: “Amazônia em Transformação: História e Perspectiva”, coordenado pela antropóloga Maritta Koch-Wesser, presidente do Earth3000 (www.earth3000.org) e ex-diretora do Banco Mundial. O objetivo do acervo é o de preservar, coletar e catalogar informações sobre a história da Amazônia, relatando os acontecimentos que a transformaram durante os últimos 50 anos, além de salvar grandes processos de evolução sobre a floresta.

O trabalho primordial de Maritta é buscar, junto a empresas, agências e institutos, relatórios e arquivos que ficaram guardados e até mesmo esquecidos por muitas destas instituições.

A antropóloga Maritta Koch-Wesser é a coordenadora do projeto (foto: divulgação)
A antropóloga Maritta Koch-Wesser é a coordenadora do projeto. Foto: divulgação.

A antropóloga afirmou que esses arquivos vão ajudar a guardar a memória ameaçada da Amazônia, e existem muitos mapas guardados em acervos privados, que dificilmente seriam achados em bibliotecas públicas. O IEA deseja fazer um trabalho de digitalização dos arquivos encontrados, para disponibilizar em site acadêmico e até mesmo incentivar o uso da internet em pesquisas sobre a Amazônia. O acervo on-line irá constituir uma série de arquivos importantes que precisam ser preservados.

O projeto está divido em partes: recuperação, o portal Amazônia em Transformação, diálogos estratégicos, arquivos e biblioteca. Além disso, estuda-se o aproveitamento dos arquivos e histórias sobre a floresta para a criação do “Amazon Wikipédia” – site de busca com todos os dados do projeto. “O processo e história da região se tornaram grandiosas e se vê a necessidade de incentivar as pessoas a enxergarem a Amazônia como paralelo histórico da América do Sul”, acredita Maritta.

As pesquisas sobre o projeto “Amazônia em Transformação: História e Perspectiva” são aprofundadas e precisam de vastas buscas ao longo de anos de estudos na floresta amazônica. Existe uma necessidade de cautela nas buscas de informações, pois a Amazônia foi palco de histórias importantes no seu desenvolvimento, e que não podem passar em branco. O projeto procura parcerias com empresas nacionais e internacionais para colocar em prática toda a logística dos acervos.

Vários pesquisadores já disponibilizaram seus acervos pessoais para o projeto Amazônia em Transformação, como por exemplo Betty Mindlin, Mauro leonel, Paulo Nogueira Neto, Bertha Becker, Russel Mittermeier e Don Sawyer.(José Fernando Lima)

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.