Notícias

O melhor do ano em ((o))eco: Rio+20

Blá, blá, blá. Foi essa a sensação de cobrir a esperada Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Veja nossa seleção de textos para entender a conferência e sua conclusão.

Redação ((o))eco ·
29 de dezembro de 2012 · 11 anos atrás

Blá, blá, blá, blá, blá. Vamos confessar, foi essa a sensação de cobrir a esperada Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Tirando o desfile de políticos e diplomatas de alta estirpe que passaram pelo Riocentro, local do encontro, o resto foi um tédio. Ao final de uma semana de negociações, os líderes mundiais aprovaram um texto sem ambição e que, em essência, é uma carta de intenções e decisões postergadas. Felizmente, as atividades paralelas ao evento principal foram mais dinâmicas. Abaixo, a nossa seleção de textos para entender a conferência e sua conclusão, as melhores colunas que publicamos sobre ela e fotos que marcaram o evento.

É legítima a revolta contra os resultados oficiais, mas o encontro também rendeu 700 acordos voluntários que somam 513 bilhões de dólares.
O texto aprovado foi pouco ambicioso, mas a Rio+20 não pode ser considerada uma derrota, devido às iniciativas e debates que catalizou.
Mostra que expressou contrastes, a babel de línguas e a variedade de nacionalidades e etnias atraiu 200 mil pessoas ao Forte de Copacabana.
Texto difuso transfere para o futuro acordos mais consistentes. A delegação brasileira, líder da negociação, comemorou como vitória.
Entre as duas conferências que marcaram o Rio de Janeiro, a primeira foi palco de grandes acordos e a segunda indica uma decepção anunciada.
Montamos uma lista com boas fontes brasileiras de informação jornalística e acadêmica sobre o encontro. Confira as nossas dicas.
Preparamos uma lista de documentos oficiais e dica de livro para ficar por dentro dos debates e histórico do mega encontro.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.